O uso de pessoas dentro de projetos 3d é fundamental para definir um tipo de característica que nos faz acreditar que os ambientes são reais, que é a escala. Sem o uso de modelos humanos dentro de projetos temos uma percepção mais acentuada do caráter artificial da cena. Mas, ao adicionar modelos humanos que atribuem relação de tamanho entre o que conhecemos e os objetos da cena, podemos perceber melhor os espaços. Nesse tipo de situação geralmente podemos recorrer ao uso de duas soluções para adicionar pessoas em projetos que são o uso de modelos 3d, ou então aproveitar texturas aplicadas em planos.

Pela minha experiência, o uso de texturas é o mais eficiente devido ao fato das texturas usarem fotografias de pessoas, que são mais convincentes e acabam gerando um tipo de efeito melhor no quesito realismo. O problema em usar pessoas é que precisamos encontrar texturas que possam ser usadas para esse propósito.

Um website chamado de Viz People está oferendo um pequeno pacote com exatamente nove pessoas prontas para uso de maneira totalmente gratuita. O site comercializa esse tipo de imagem, mas está com esse pacote com nove pessoas, que são exatamente as mesmas presentes na imagem abaixo.

texturas-gratuitas-download-pessoas.jpg

As pessoas estão em dois formatos diferentes, sendo uma usando PNG com fundo transparente e outra com arquivos JPG acompanhados de uma máscara, usando cores brancas e pretas para fazer a separação da imagem.

Depois de fazer o download do pacote de imagens, você pode usar praticamente qualquer software 3d para aplicar essas texturas em planos, e adicionar pessoas dentro de projetos 3d. A única parte negativa no uso desse tipo de recurso é quando o projeto envolve animação, pois as pessoas estão estáticas. Mas, quando o assunto é imagens paradas, as texturas se enquadram muito bem nesse contexto.

Outro ponto negativo para as imagens é a sua resolução que está apenas em tamanho mediano, podendo gerar resultados um pouco distorcidos quando trabalhamos com projetos em grandes formatos. Mas, ainda assim é um download pequeno e que pode ajudar bastante os artistas que ainda não tem uma boa coleção desse tipo de imagem para usar em seus projetos.