AutoCAD WS 1.2

Os usuários de sistemas CAD nunca tiveram a disposição a tecnologia que já está presente em várias áreas de produção, que é a opção de usar seus softwares em dispositivos móveis. Até podemos entender que softwares como o AutoCAD, VectorWorks, Revit e outros são suficientemente pesados para ambientes como celulares e tablets. Mas, apenas a possibilidade de visualizar esses arquivos nesses dispositivos já seria um grande avanço para pessoas que precisam fazer visitas a clientes, e ter sempre a mão as últimas atualizações nos seus projetos.

A Autodesk lançou o AutoCAD WS para o iPad e iPhone como uma solução para esse tipo de problema, mas com diversas limitações nas ferramentas e funcionamento. Mas, agora com a atualização para a versão 1.2 o software ficou muito mais útil, e pode realmente ajudar os profissionais que tenham um iPad a disposição. O vídeo abaixo mostra um pouco do que podemos fazer com a versão 1.2, que já estou testando desde o dia do seu lançamento.

Agora com a versão 1.2 podemos fazer edições simples nos arquivos DWG, e trabalhar com pequenas modificações nos arquivos. Por exemplo, podemos fazer cópia dos elementos do projeto com base na seleção de entidades como blocos. Claro que a capacidade de editar desenhos técnicos complexos como são os projetos técnicos em CAD é limitada nesse tipo de aplicativo, mas já é um grande avanço poder trabalhar nos projetos em qualquer lugar.

Já temos suporte a língua portuguesa no aplicativo, o que pode ser um facilitador para as pessoas que tinham dificuldade com as primeiras versões do aplicativo, que estavam apenas em inglês.

Outra novidade muito interessante é a possibilidade de fazer desenhos sobre o projeto, para fazer anotações e apontar locais ou regiões que precisam de atualizações. Esse tipo de recurso é muito útil para reuniões ou situações em que precisamos planejar alterações no projeto.

É importante ressaltar que o software do iPad e iPhone funciona em conjunto com o serviço online AutoCAD WS que ajuda a gerenciar os seus arquivos e projetos na interface baseada na web. O registro no serviço é totalmente gratuito, sendo praticamente obrigatório para quem escolher usar as versões móveis.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “AutoCAD WS 1.2”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *