Os usuários de sistemas CAD nunca tiveram a disposição a tecnologia que já está presente em várias áreas de produção, que é a opção de usar seus softwares em dispositivos móveis. Até podemos entender que softwares como o AutoCAD, VectorWorks, Revit e outros são suficientemente pesados para ambientes como celulares e tablets. Mas, apenas a possibilidade de visualizar esses arquivos nesses dispositivos já seria um grande avanço para pessoas que precisam fazer visitas a clientes, e ter sempre a mão as últimas atualizações nos seus projetos.

A Autodesk lançou o AutoCAD WS para o iPad e iPhone como uma solução para esse tipo de problema, mas com diversas limitações nas ferramentas e funcionamento. Mas, agora com a atualização para a versão 1.2 o software ficou muito mais útil, e pode realmente ajudar os profissionais que tenham um iPad a disposição. O vídeo abaixo mostra um pouco do que podemos fazer com a versão 1.2, que já estou testando desde o dia do seu lançamento.

Agora com a versão 1.2 podemos fazer edições simples nos arquivos DWG, e trabalhar com pequenas modificações nos arquivos. Por exemplo, podemos fazer cópia dos elementos do projeto com base na seleção de entidades como blocos. Claro que a capacidade de editar desenhos técnicos complexos como são os projetos técnicos em CAD é limitada nesse tipo de aplicativo, mas já é um grande avanço poder trabalhar nos projetos em qualquer lugar.

Já temos suporte a língua portuguesa no aplicativo, o que pode ser um facilitador para as pessoas que tinham dificuldade com as primeiras versões do aplicativo, que estavam apenas em inglês.

Outra novidade muito interessante é a possibilidade de fazer desenhos sobre o projeto, para fazer anotações e apontar locais ou regiões que precisam de atualizações. Esse tipo de recurso é muito útil para reuniões ou situações em que precisamos planejar alterações no projeto.

É importante ressaltar que o software do iPad e iPhone funciona em conjunto com o serviço online AutoCAD WS que ajuda a gerenciar os seus arquivos e projetos na interface baseada na web. O registro no serviço é totalmente gratuito, sendo praticamente obrigatório para quem escolher usar as versões móveis.