Hoje tivemos o término de uma longa jornada para o Blender e seus usuários que acompanham o desenvolvimento da versão 2.5 desde meados do último ano. O Blender 2.57 que é a versão estável, sem o rótulo de beta, foi lançado hoje com direito ao retorno das splash screens produzidas pelos usuários. A imagem que ilustra esse artigo é a nova cara do Blender que você verá sempre que abrir o software para trabalhar ou estudar. O processo de atualização do Blender levou aproximadamente um ano, desde que começaram os trabalhos de adaptação do código da versão 2.4x, até o lançamento do primeiro Alpha na metade do ano passado.

blender-257.jpg

Desse ponto em diante, os usuários puderam aproveitar o software com diversas partes contendo problemas, ou então com recursos faltando. Nessa trajetória dos últimos meses, várias versões intermediárias foram lançadas, trazendo a palavra beta ao lado do nome da versão, mostrando que ainda era um produto inacabado.

Ainda tivemos muitos recursos que acabaram ficando de fora do Blender 2.5, e que estavam previstos para aparecer como ferramenta dentro da linha do tempo de desenvolvimento, como é o caso do novo sistema de representação de polígonos B-Mesh, que adicionará suporte aos polêmicos N-Gons, que são faces com mais de quatro lados. Mas, o desenvolvimento do módulo acabou atrasando e teremos que aguardar mais tempo pelo B-Mesh, mas tirando alguns atrasos, a quantidade de novidades supera em muito as expectativas!

Os artistas que trabalham com animação de personagens podem se gabar do incrível saldo de qualidade em termos de ferramentas e opções, que antes eram praticamente um sonho com o Blender 2.4x. Por exemplo, hoje podemos animar praticamente qualquer tipo de parâmetro no Blender! Sim, você pode criar animações apenas usando parâmetros dos modificadores do Blender. Apesar de parecer simples, esse tipo de animação era complicada de realizar em versões anteriores.

A interface do software foi totalmente remodelada e está muito mais amigável para usuários iniciantes, que tem um susto muito menor ao ter contato com o Blender pela primeira vez.

Um artigo apenas seria pouco para listar todas as novidades do Blender 2.57, mas aos poucos você vai encontrar artigos aqui no blog abordando essas novas ferramentas do software. Se você já quiser aprender o Blender 2.5, recomendo a leitura do Blender 3D Guia do Usuário, na sua quarta edição que está totalmente atualizado para a versão 2.5!