A modelagem baseada em polígonos é o método de construção de objetos 3d mais usado em softwares como o Maya, 3ds Max e Blender devido a facilidade com que podemos manipular objetos. Mas, essa facilidade acaba gerando problemas, principalmente em objetos que apresentam formar orgânicas como personagens humanos. Entre os exercícios de modelagem mais complicados de se reproduzir em 3d estão a cabeça e as mãos e pés. As mãos e os pés são complicados devido a quantidade de detalhes existentes na criação dos dedos, e o cuidado com a proporção de todo o conjunto para evitar problemas no resultado final. Na cabeça temos inúmeros problemas de topologia que precisam ser resolvidos, entre eles a parte mais complexa em termos de modelagem do corpo humano que é a orelha.

Sim, em minha opinião a orelha é uma das partes mais complexas para modelar em 3d devido a grande quantidade de detalhes que precisam ser resolvidos para representar de maneira realista esse tipo de elemento.

Ontem estava assistindo alguns tutoriais em vídeo sobre Maya, quando encontrei uma seqüência com três vídeos muito interessantes sobre modelagem, que podem ser úteis para pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de trabalhar com modelagem de cabeças. Os vídeos são um guia sobre modelagem 3d de uma cabeça estilizada usando o Maya. A cabeça é um esboço de algo parecido com o um zumbi, pois as formas são assimétricas e existe um pequeno buraco na parte posterior da cabeça. Para ajudar na navegação do vídeo, montei uma lista no Youtube que pode ser conferida nos links abaixo:

A modelagem usando polígonos é interessante nesse caso, pois podemos aproveitar a mesma seqüência de posicionamento dos polígonos que foi usada nesse tipo de criação, e reproduzir o modelo 3d em softwares como o Blender ou 3ds Max. Como usamos basicamente a mesma manipulação de vértices, arestas e faces para gerar os objetos, podemos trabalhar basicamente com qualquer software 3d.

Esse exercício é interessante devido a diferença na topologia de uma cabeça “regular” que criamos com foco em realismo, e outra que tem uma topologia mais estilizada. Assista ao vídeo e tente reproduzir o modelo no seu software de trabalho, e aprenda mais sobre topologia de cabeças!