Como parte do processo de aprendizagem e aperfeiçoamento de técnicas de modelagem, é muito importante tentar conhecer ao máximo o processo de criação dos mais variados artistas 3d. No que se refere a modelagem 3d, podemos utilizar vários meios para conseguir chegar exatamente ao mesmo resultado. Isso é exatamente o que acontece com a modelagem poligonal, a mais simples em termos de ferramentas e que oferece uma gama enorme de opções para conseguir criar o mesmo objeto 3d. No vídeo abaixo que foi criado usando o 3ds max 2011, um artista realiza a modelagem de um objeto simples, que pode muito bem fazer parte de projetos de visualização para arquitetura, ou mesmo cenários de animação.

Esse objeto é um aparador, que é parte do mobiliário de muitas residências. No vídeo, o artista mostra todo o processo de ajuste e configuração necessários para criar esse objeto.

O tutorial está dividido em duas partes:

No vídeo podemos identificar todos os aspectos básicos que definem a modelagem poligonal:

  • Uso de referência fotográfica para definir a forma do aparador
  • Objetos criados com base em formas geométricas simples
  • Manipulação de elementos como faces, arestas e vértices
  • Transformação dos polígonos para se adequar as formas da referência
  • Criação de detalhes com cortes e chanfros

Essas são as características principais de qualquer projeto que faça uso de modelagem baseada em polígonos, permitindo praticamente definir um processo de construção para os objetos na modelagem 3d.

A vantagem de criar objetos usando modelagem poligonal, é que podemos pegar o mesmo procedimento usado nesse tutorial e aplicar em praticamente qualquer software 3d que apresente opções semelhantes, e nesse quesito é possível adicionar praticamente qualquer ferramenta 3d a essa lista, a não ser que o software seja especializado em outro método, como é o caso do Rhino e da modelagem com NURBS.

A criação desse mesmo objeto usando NURBS seria bem diferente, assim como se usássemos algo parecido com modelagem baseada em curvas. Nesse tipo de modelagem, precisamos criar formas de controle que definem a forma geral do objeto. Essa definição das formas acaba atrasando um pouco a modelagem.

Com o processo baseado em polígonos, a coisa é bem mais fluida!