As qualidades de softwares como o SketchUp se resumem na maioria das vezes em oferecer um ambiente amigável para modelagem 3d, ficando a desejar em áreas como animação. Na verdade o SketchUp não consegue criar animações reais de maneira nativa, mas apenas gerar deslocamentos de câmera com base em cenários. Esse tipo de animação já é suficiente para agradar a maioria dos usuários que precisam apenas demonstrar a mudança de visão em fachadas de edificações. Mas, e se precisarmos de animações de câmera mais elaboradas? Para esse tipo de projeto existem inúmeros plugins disponíveis para o SketchUp que ajudam a criar animações de câmera.

Essa semana descobri mais um desses plugins chamado de CameraKeyMaker, que tem um objetivo bem simples, que é o do adicionar a possibilidade de criar animações de câmera com o SketchUp, usando um caminho. O recurso é bem diferente, e deve permitir que artistas criem animações baseadas no movimento relativo da câmera a objetos.

O vídeo abaixo explica o funcionamento do plugin, e a sua aplicação dentro do SketchUp:

O processo de configuração do plugin é realmente simples, e requer apenas que depois de acionada a ferramenta, o usuário deve alterar a posição da câmera do SketchUp, usando os comandos nativos de zoom, e quando quiser fixar um quadro-chave para a câmera, pressiona a tecla ALT+Q.

Isso grava a posição da câmera em relação ao que estávamos visualizando na cena, e constrói gradativamente o caminho. Depois que estiver tudo montado, podemos reproduzir a animação e fazer ajustes.

O plugin é bem flexível, permitindo fazer ajustes como a distância entre cada um dos quadros-chave e até mesmo ajustar a velocidade com que a animação é reproduzida. O uso da ferramenta ajuda também a mostrar alguns efeitos dentro do próprio SketchUp em forma de animação, como a evolução da posição do sol, usando as sombras geradas pelo software.

Se você trabalhava com animação em projetos usando o SketchUp, e precisava exportar os arquivos para outras ferramentas para conseguir gerar o movimento da câmera, esse plugin deve ajudar bastante a reduzir o fluxo de trabalho. É importante lembrar que para fazer o download nos fóruns do Sketchucation, você precisa ser usuário registrado lá, caso contrário não é possível copiar o plugin.