No meu último artigo em que comentei sobre uma ferramenta do Blender 2.57 chamada de LoopTools, citei várias vezes no texto a palavra Edge Loop que é um componente extremamente importante do processo conhecido como modelagem 3d poligonal. Os edge loops nada mais são que uma sequência de arestas que perfazem um caminho sobre uma malha de polígonos, sendo que a manipulação desse tipo de elemento é a base para a modelagem de vários tipos de objetos 3d. Na modelagem poligonal os elementos mais simples de criar são os que se baseiam em formas simétricas, principalmente as que acabam sendo formadas basicamente por cilindros.

Entre os exercícios de modelagem mais usados em cursos e treinamentos sobre modelagem 3d, está a criação de elementos como vasos e abajures, que são formados exatamente por formas simétricas e com formas cilíndricas.

Para os que ainda estão desenvolvendo suas habilidades em modelagem 3d, o tutorial abaixo ajudará a entender melhor a importância da manipulação dos Edge Loops e como funciona a criação baseada em polígonos. O tutorial mostra a modelagem de um abajur no 3ds max, usando as suas ferramentas poligonais, que resultam na criação de uma superfície representando o abajur.

Nesse tutorial o artista começa o processo editado um cilindro do 3ds max, que é manipulado usando as ferramentas de transformação, que são a principal opção da modelagem poligonal. Depois de selecionar edge loops por meio janelas de seleção ou mesmo diretamente nos polígonos, o artista faz principalmente ajustes na escala. Repare como a manipulação de Edge Loops nesse caso é importante para conseguir ajustar bem a forma do polígono e fazer com que o cilindro se transforme em um abajur.

No final do processo o autor do vídeo ainda aplica uma suavização nas formas geradas pelos polígonos para conseguir arredondar ao máximo a visualização do abajur, que ficou facetado e com bordas retas devido a modelagem poligonal.

Esse é o tipo de exercício perfeito para quem está começando a trabalhar com modelagem poligonal, e precisa desenvolver mais as suas habilidades. O fato da modelagem poligonal ser universal entre os softwares 3d, ajuda bastante a transpor a técnica para qualquer ferramenta.