O Blender 2.57 marcou o ponto em que o desenvolvimento da versão 2.5 atingiu a estabilidade, perdendo o rótulo de beta, e deixou muitos dos seus usuários muito felizes, incluindo este que está escrevendo esse artigo. Apesar de ainda existirem pequenos problemas na versão 2.57, que podem demandar o lançamento do Blender 2.57a ainda essa semana, podemos aproveitar bastante o uso dessa nova ferramenta. Junto com a versão 2.57 foram adicionados alguns Add-ons muito interessantes ao software, que podem agradar aos usuários que sentiam falta de recursos existentes no Blender 2.4x e que não foram portados para a nova versão.

Um desses Add-ons é o Loop Tools, que já foi mencionado aqui no blog como uma opção extra, e que agora está integrada ao Blender. Mas, o que faz esse Loop Tools? Para ajudar no entendimento do Loop Tools, gravei um vídeo rápido que demonstra o uso da ferramenta dentro do Blender 2.57.

No vídeo, você vai conhecer o método usado para habilitar os Add-ons, que nesse caso é bem mais simples que na versão 2.4, bastando abrir o painel de preferências e habilitar o Add-on.

Entre as minhas opções preferidas do Add-on está o Bridge, que antigamente fazia parte do Blender 2.4, mas desapareceu na versão nova. Mas, não é só de Bridge que essa excelente opção de modelagem sobrevive, pois com ela e possível trabalhar com:

  • Circle: Faz com que qualquer conjunto de vértices selecionados seja organizado em formato de círculo, ajudando de maneira significativa a criar buracos circulares em polígonos.
  • Loft: Aqui temos a opção de fazer um conjunto de edge loops e ligar os mesmos usando polígonos, o que pode funcionar muito bem quando precisamos gerar modelos com base em perfis.
  • Flatten: Essa opção ajuda a regularizar vértices de edge loops que estejam espalhados de maneira irregular em vários eixos.
  • Space: Por último, a opção Space permite selecionar vários vértices de um edge loop e deixar as suas distâncias regulares.

As outras opções do Loop Tools como é o caso do Relax, são destinadas a suavizar a organização do edge loop, portanto o seu funcionamento é relativamente simples, o que me fez tirar a sua demonstração do vídeo. Se você já fez o download do Blender 2.57, aproveite para habilitar o Loop Tools e comece a usar essa excelente ferramenta de modelagem 3d!