Com o lançamento do Blender 2.57 vários novos recursos e ferramentas foram adicionados ao software, sendo que alguns desses recursos são melhorias para ferramentas já existentes. Por exemplo, o sistema de partículas do Blender finalmente recebeu um novo modo de física que estava em desenvolvimento já faz mais de um ano, que é a possibilidade de fazer as partículas se comportarem como fluidos. Sim, agora as partículas do Blender 2.57 podem ter comportamentos físicos que simulam a fluidez e dinâmica de fluidos, permitindo ainda mais flexibilidade para criar animações com partículas.

Mas, como funciona esse novo sistema de partículas?

Caso você ainda não tenha usado esse novo sistema de partículas, um artista chamado Gottfried Hofmann, produziu um pequeno tutorial em vídeo muito interessante que mostra o básico do sistema de partículas se comportando como fluidos. O tutorial mostra o processo de configuração das partículas, para fazer com que as mesmas desçam por um plano, e realizem colisões com um modelo formado por duas frases.

O vídeo é esse:

Tutorial: Intoduction to Particle Fluids in Blender from Gottfried Hofmann on Vimeo.

Apesar da narração do vídeo estar em inglês, o procedimento apresentado pelo artista é relativamente simples de seguir e não deve ser problema, mesmo que você não entenda nada do que ele está falando.

No vídeo podemos acompanhar a criação do sistema de partículas que fica exatamente acima das palavras que estão no centro do enquadramento da câmera, que são os emissores das partículas.

O procedimento para habilitar o comportamento das partículas como fluidos é bem simples, bastando acionar a opção Fluid na aba Physics das partículas, como mostra o vídeo. Quando fazemos isso, as partículas passam a se comportar como fluidos no Blender.

O autor do video noa explica o funcionamento de todos os parâmetros das partículas quando as mesmas se comportam como fluidos, mas se você quiser uma excelente referencia sobre esses parâmetros, resgatei um artigo que o Farsthary escreveu já faz um ano, em que ele demostra vários desses parâmetros com imagens. Para conhecer esses parâmetros das partículas no Blender 2.57, visite esse link.

Agora que você já conhece o procedimento para criar partículas que se comportam como fluidos, basta criar alguns pequenos vídeos de teste com partículas e colisões.