Os artigos em que mostro tutoriais sobre modelagem 3d, mais especificamente relacionados com a criação de mobiliário sempre tem como objetivo a criação de móveis modernos ou contemporâneos. O motivo disso é bem simples, e consiste no fato de que a maioria desses modelos é aproveitada em projetos de visualização para arquitetura que tem como objetivo ajudar nas vendas de edificações ou ambientes que ainda não existem. Isso faz com que os objetos e modelos abordados nesses tutoriais sejam na sua maioria fruto da escolha de designers de interiores ou arquitetos.

Como são poucas as pessoas que gostam de usar mobiliário antigo, é difícil de encontrar material relacionado com a modelagem de móveis antigos. Mas, ainda existem situações em que é necessário trabalhar com móveis de época ou antigos. Os móveis antigos podem ser necessários para projetos de animação como parte dos cenários e ambientação do projeto como um todo, fazendo com que a equipe responsável pela modelagem precise elaborar esse tipo de objeto.

É exatamente o que está acontecendo com um artista chamado de Hans B Erickson, que está trabalhando em uma animação produzida com o Blender, e precisam adicionar móveis antigos no cenário como parte da ambientação. Para resolver o problema, ele está produzindo todos os modelos 3d necessários para adicionar no seu projeto, e para deixar o seu projeto de animação ainda mais interessante para quem quiser aprender a criar esse tipo de modelos, todos os modelos criados pelo artista dão origem a um tutorial em vídeo! O vídeo que estou recomendando hoje trata sobre a criação de um sofá antigo.

O tutorial tem aproximadamente 5 horas de duração e está dividido em cinco partes. A primeira parte do vídeo pode ser conferida abaixo:

WIP – Modeling an Antique Sofa Part 1 from Hans B Erickson on Vimeo.

Depois desse primeiro vídeo você pode conferir o resto do tutorial nesses outros links, todos levando para vídeos diferentes:

O desafio de criar esse tipo de modelo 3d é que os móveis antigamente apresentavam detalhes em madeira muito rebuscados, como os entalhes existentes no madeiramento. Isso demanda muito trabalho na modelagem 3d, e o que podemos acompanhar o processo de modelagem completo usado pelo Hans B Erickson.

Para conhecer mais sobre seu projeto de modelagem, visite o seu web site em cgboomer.com.