Um dos assuntos que mais comento aqui no blog é a modelagem 3d, devido a importância que esse tipo de atividade exerce na prática profissional de qualquer artista. Se pararmos para pensar um pouco, sem a modelagem de objetos 3d não seria possível abordar outros assuntos como iluminação, materiais e partículas. A modelagem em si apresenta alguns termos bem comuns e que se repetem em praticamente todos os softwares, principalmente quando falamos sobre a chamada modelagem baseada em polígonos, que é a mais usada hoje para produção de objetos 3d. Por exemplo, a palavra extrude é usada em vários softwares para descrever exatamente a mesma operação, que é a criação de cópias conectadas de objetos que na maioria das vezes são faces.

Outro desses termos é o chamado Brigde, que é uma opção extremamente útil que serve para fazer a conexão entre dois elementos que podem ser vértices, arestas ou faces. Esse recurso está presente em softwares como o Blender, 3ds max, Maya e vários outros. Mas, ainda podemos melhorar o bridge nesses softwares como o uso de scripts como é o caso do Super Poly Bridge para 3ds max. A ferramenta pode ser copiada de maneira totalmente gratuita e adiciona algumas opções interessantes ao já muito bom bridge.

O vídeo abaixo demonstra um pouco do que podemos fazer com o Super Poly Bridge:

A ferramenta tem o mesmo princípio de funcionamento do Bridge, mas com um pequeno diferencial. Enquanto o Bridge normal faz a ligação entre as faces dos objetos usando uma trajetória reta, o Super Poly Bridge permite trabalhar com deformações na forma da conexão entre os objetos. As ligações podem acontecer de várias maneiras sendo na parte conhecida como Vertex type que podemos controlar a maneira com que o Bridge liga as faces. Os diferenciais interessantes do Bridge nesse caso são o Smooth e o Bezier, que permitem controles adicionais sobre a deformação dos objetos.

Esse tipo de script pode ajudar muito na modelagem de objetos orgânicos no 3ds max pois o nível de controle que temos sobre as ligações dos objetos é muito grande, proporcionando mais rapidez na manipulação dos elementos criados usando Bridge. Se você for usuário do 3ds max recomendo muito o download desse script para ajudar nos seus projetos de modelagem 3d.