Clicky

O quanto vale investir em GPU para render?

O uso de GPUs como forma de acelerar a renderização é sempre ponto de muitas dúvidas por parte dos artistas que precisam escolher uma boa placa de vídeo, e montar um computador que possa utilizar os recursos de softwares como o V-Ray RT, iray, LuxRender, Octane Render e outros. Entre as diversas dúvidas que os usuários acabam tendo é se realmente vale a pena investir em placas de vídeo profissionais, como a linha Quadro da Nvidia. Esse tipo de placa é mais cara que as GeForce, e por serem voltadas para o mercado de aplicações profissionais apresentam algumas vantagens relacionadas a durabilidade e desempenho.

O que encontramos usualmente é o uso de placas destinadas a jogos como é o caso das GeForce em softwares profissionais, mas apesar de funcionar de maneira razoável, a médio e longo prazos a durabilidade e desempenho desse tipo de equipamento tende a limitar os softwares, principalmente em cenas pesadas que exigem muito da placa.

Nvidia-Quadro-6000-GPU.jpg

Um exemplo de como esse tipo de placa pode ajudar em ambientes de produção pode ser encontrado nesse artigo da Viz-world que comenta exatamente como placas da linha Quadro ajudaram a Tigar Hare, criadores de jogos como o Call of Duty, a gerar cenários e imagens de maneira mais rápida. No artigo eles comentam como placas Quadro e Tesla da Nvidia conseguiram acelerar o render e permitiram o uso de recursos mais avançados, usando o V-Ray RT. As placas Tesla são ainda mais caras e robustas que as Quadro, mas apenas com o uso das Quadro já teríamos um grande ganho.

Comprar esse tipo de placa separada pode ser um investimento pesado para qualquer artista, mas se colocarmos o valor da placa agregado junto com um computador montado para esse tipo de propósito, o custo pode compensar o investimento. Se esse tipo de equipamento acompanhar ainda os novos processadores Sandy Bridge da Intel, teremos um computador com excelente quantidade de recursos para render.

Se você estiver interessado em adquirir um desses computadores já preparados para render pesado, recomendo uma visita a página da First Place para conhecer alguns computadores otimizados para render. Eles já apresentam os processadores Sandy Bridge e placas Quadro, o que é uma grande vantagem em termos de disponibilização de recursos.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Jacob Athias 26/04/2011 em 1:10 am

    Fale Allan, sou seu fã cara todo dia entro no seu site esperando uma nova postagem sua, queria saber qual a funcionalidade dessas placas para Blender…. vale apena utilzar no Blender?….

    em outros foruns encontrei pessoas dizendo que funciona legal….mas eles so falam isso… vc tem idéia do quanto fica mais rápido o render (em porcentagem por gentileza) tipo uns 100% 200% ou menos????

    desde ja agradeço

  2. gilberto 26/04/2011 em 2:43 pm

    Oi Allan, tudo bem?
    Gostei do seu post sobre GPU.
    Qual seria melhor para usar com octante render e blender? gtx590 ou quadro fermi 4000? A quadro mesmo tendo menos cudacores é melhor?

  3. Allan Brito 26/04/2011 em 11:38 pm

    A velocidade é muito relativa, pois depende da cena.

    Mas, fica muito mais rápido sim.

  4. Allan Brito 26/04/2011 em 11:39 pm

    Se você só for trabalhar com 3d profissional, escolha a quadro.

  5. bruno 26/08/2016 em 7:08 am

    Ola Allan meu nome é bruno sou Angolano eu monto pc desktop para arquiteto!
    Eu gostaria de saber qual é a melhor gráfica para se trabalhar em renderização se é a nvidia quadro ou a titan x?

Deixar Um Comentário