ZBrush 4 atualizado para versão R2

As ferramentas de escultura digital sempre foram encaradas por artistas como uma forma de gerar modelos 3d para finalização em outros softwares, ficando apenas o software de escultura com a responsabilidade de gerar a malha 3d. Esse é o fluxo de trabalho para os artistas que trabalham com ferramentas como o ZBrush e Mudbox que exportam os modelos 3d para softwares como Maya, 3ds Max ou outros com melhores condições de gerar imagens realistas. Nas últimas semanas a Pixologic lançou uma atualização para o seu aclamado software de escultura, que é a quarta versão do ZBrush. Mas, ainda não estando satisfeita com a atualização, parece que teremos mais uma versão do ZBrush 4 chamada de R2.

Nos fórums de usuários do ZBrush já começam a aparecer imagens de usuários que publicaram amostras do que podemos aguardar em termos de novidades para a versão R2. Essa segunda versão apresenta uma quantidade de melhorias bem menor, pois é apenas uma atualização da versão 4 já lançada, mas ainda assim impressiona.

A imagem abaixo é um exemplo do que poderemos fazer dentro do ZBrush usando um novo recurso chamado de LightCap.

ZBrush-4-R2.jpg

O LightCap é semelhante ao que temos no MatCap que faz a captura de materiais com base em imagens já existentes, mas o LightCap é aplicado diretamente no ambiente usado para renderizar a escultura, ajudando muito na iluminação do modelo e gerando uma iluminação muito boa para esculturas com materiais com reflexão ou transparência.

Isso abre a possibilidade para uso de imagens HDRI dentro do ZBrush 4 R2 para gerar iluminação realista e colocar esculturas em cenários baseados em imagens HDRI. Dentro do link que indiquei no início do artigo existe um exemplo de escultura que foi criada com o uso de imagens HDRI em um porto, resultando em uma imagem com excelente nível de realismo.

Para os curiosos sobre escultura digital, o link que leva para uma mensagem no fórum ZBrush Central ainda mostra exemplos de modelagem mecânica/orgânica com a nova versão do ZBrush. A atualização do ZBrush 4 para a versão R2 será gratuita para todos os usuários que adquiriram uma licença do software. Ainda não existe data para o lançamento, mas assim que for lançado aviso aqui no blog.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “ZBrush 4 atualizado para versão R2”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *