Tutorial Maya: Usando o nCloth para animar tecidos

Uma das partes mais interessantes do Maya é o seu robusto conjunto de ferramentas para gerar animações baseadas em física, que permite a qualquer artista com acesso ao software trabalhar com elementos como tecidos, rigid body e outros tipos de animação. Esse artigo é sobre uma dessas opções de física do Maya, que é o nCloth para gerar animações baseadas em física de tecidos. A ferramenta é extremamente simples de usar dentro do Maya, e pode ajudar muito a criar partes de personagens ou mesmo cenários que tenham objetos representando tecidos.

No vídeo abaixo eu mostro como funciona a criação de um plano que simula esse tipo de comportamento usando o nCloth no Maya 2011:

No começo do vídeo abordo o tratamento necessário para objetos poligonais que precisem receber deformações, que é a simples adição de subdivisões nesse tipo de objeto, caso contrário os polígonos não conseguem receber deformações. Por isso, o objeto que é usado como tecido, que é um plano simples, recebe boa quantidade de subdivisões para se comportar como plano.

Depois que o objeto estiver criado e com boa quantidade de subdivisões, basta selecionar o mesmo e transformar ele em um nCloth na aba própria para isso, que é chamada de nCloth. Se a animação na cena for acionada, o plano começará imediatamente a receber influência da gravidade, e despenca no vazio da cena. Para evitar isso, é necessário adicionar obstáculos, e isso pode ser feito com outro objeto poligonal que recebe a atribuição de colisão com nCloths. Essa opção está logo ao lado do nCloth, e pode ser aplicada em praticamente qualquer objeto no Maya.

O vídeo mostra como fazer isso usando uma esfera, resultando em um obstáculo para o tecido, que agora colide com o objeto e acaba mostrando como é realista a simulação de tecidos com o Maya.

Mas, isso não é tudo, pois no vídeo ainda mostro como trabalhar com restrição de transformações em vértices do plano. Esse tipo de ferramenta acaba deixando fixos alguns pontos selecionados do plano, e gera um efeito interessante de elementos fixos no tecido.

Com esse tutorial você deve conseguir criar animações baseadas em física com tecidos no Maya de maneira rápida e quem sabe, explorar um pouco mais as opções de animação com tecidos no software.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *