A escultura digital é uma das técnicas mais usadas para gerar modelos 3d com grande nível de detalhamento, pois permite trabalhar com a criação de elementos que seriam difíceis de elaborar usando apenas as técnicas tradicionais de modelagem 3d poligonal. Entre os softwares que trabalham com esse tipo de técnica existem dois destaques no mercado que são o ZBrush e o Mudbox, que concorrem pela preferência entre artistas 3d. A minha preferência pessoal sempre foi pelo ZBrush, pois acredito que o seu método de trabalho e ferramentas de modelagem são mais amigáveis que as do Mudbox. Apesar de gostar muito do ZBrush, a ferramenta é um pouco difícil de ensinar e abordar em aulas sobre modelagem, pois a escultura é uma das poucas técnicas em que é importante ter proficiência artística.

Qualquer tipo de experiência passada em escultura ou modelagem com argila, pode ser muito importante para que seja possível criar elementos mais elaborados no ZBrush. É por esse motivo que qualquer pessoa interessada em desenvolver habilidades no software, precisa dedicar um pouco mais de trabalho a prática da escultura. Nada melhor do que um bom conjunto de tutoriais para ajudar nesse processo de aprendizado, e hoje descobri uma excelente fonte de tutoriais sobre ZBrush.

Os tutoriais são um conjunto de 177 vídeos que foram compilados pelo usuário do Youtube cannedmushrooms e podem ajudar significativamente no processo de aprendizagem do ZBrush. Abaixo você pode conferir um desses vídeos que é parte dos tutoriais disponíveis na coleção:

Além de ser uma extensa fonte de informações sobre o ZBrush, o conjunto de tutoriais é interessante pois vários deles fazem parte de conjuntos de tutoriais longos, que abordam a escultura digital de personagens completos, desde o princípio quando são apenas primitivas geométricas simples, ou mesmo modelos 3d em Low Poly, e perfazem todos os passos necessários para criar modelos 3d mais sofisticados.

Uma coisa que ajuda bastante no aprendizado desse tipo de ferramenta é a repetição de padrões para conseguir detalhamentos diferentes, e nesse tipo de situação é difícil ser menos repetitivo do que uma lista com mais de 150 vídeos! Se você já teve pretensão de aprender a usar o ZBrush, essa pode ser a oportunidade que estava faltando, pois informação é o que não falta.