Blender Cycles já tem versões para download

O Blender está para receber uma grande atualização no seu renderizador interno, que poderá inclusive suportar algoritmos avançados de render, e uso de aceleração por hardware. Sim, essa atualização deve adicionar suporte ao uso de GPU para gerar imagens com base em tecnologias semelhantes aos que softwares como o Octane Render, iray e outros utilizam. Essa notícia já foi comentada aqui no blog semana passada, mas nos últimos dias uma excelente novidade sobre o tema surgiu. No graphicall.org já é possível fazer o download de versões experimentais do Blender usando o código do novo sistema chamado de Cycles.

Até o presente momento já existem versões do Cycles para Linux e Windows, mas apenas a versão para Linux estão funcionando com o suporte ao uso de GPU. Para ilustrar ainda mais como esse tipo de sistema pode ajudar a criar imagens realistas de maneira rápida, o vídeo abaixo é uma demonstração do Cycles usando um modelo de carro.

O vídeo que está no formato conhecido como time-lapse, em que as ações são aceleradas para mostrar de maneira mais rápida o processo, é um exemplo de como ficará rápido o novo sistema de renderização do Blender. Caso você tenha interesse em usar o novo sistema e tenha um computador com Linux, basta executar o software e escolher a opção Cycles na parte superior da interface e começar a fazer seus testes de render.

Por enquanto, o sistema ainda está em fase bem experimental e pode demorar um pouco até aparecer de maneira oficial no Blender, mas quando aparecer deve chamar ainda mais atenção para o Blender como ferramenta para produção de projetos com alta qualidade gráfica.

O complemento para esse novo sistema de renderização é a reformulação da API de render, para facilitar ainda mais a integração do Blender com softwares externos e permitir que usuários do LuxRender, YafaRay, Octane Render e outros possam oferecer melhores opções para gerar imagens com o Blender. Mas, essa reformulação da API ainda deve demorar um pouco para acontecer.

Uma das metas para o Cycles é o lançamento de versões mais estáveis junto com o Blender 2.58, que deve acontecer nos próximos dois meses.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Blender Cycles já tem versões para download”

  1. Fala Allan, aprendi mto blender vendo suas aulas e tutoriais, e atraves desse comment queria perguntar se é possivel que as cores no YafaRay 0.1.1 sejam as mesmas que estão na modelagem, pois como eu sou leigo seleciono os materiais no Yaf e mudo a cor :S Grato desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *