No que diz respeito ao estudo de modelagem 3d, sempre costumo dizer que os melhores exercícios de modelagem são os que abordam a criação de objetos completamente inusitados, e quando falo inusitados me refiro a incomuns de modelar. Por exemplo, certa vez precisei trabalhar com um modelo específico de freezer que uma pessoa queria adicionar no ambiente que estava renderizando, e que devido ao fato de ser um tipo de objeto muito específico, o mesmo não estava disponível em bibliotecas. Já tive que modelar objetos de consultórios odontológicos também para representação em projetos, o que foi um excelente exercício de modelagem. É por esse tipo de situação que sempre me interesso por temas diferentes para exercícios de modelagem.

Os artístas interessados em desenvolver as suas habilidades de modelagem 3d, podem acompanhar o tutorial abaixo que é formado por um conjunto de cinco vídeos, mostrando o processo completo de criação de um aparelho de ar-condicionado no 3ds max usando a técnica da modelagem poligonal. O objeto não é dos mais interessantes em termos de criação, mas pela sua natureza única é um bom exercício de modelagem.

Para ajudar na navegação dos vídeos, organizei tudo no formato de uma lista de reprodução.

O autor do tutorial utiliza as técnicas de modelagem 3d poligonal do 3ds max existentes no versátil conjunto de opções chamados de Graphite Modeling Tools, que foi destaque no lançamento do 3ds max já faz certo tempo. Apesar de fazer uso dessas ferramentas, podemos acompanhar o processo de criação de maneira simples, pois é tudo baseado nas transformações tradicionais da modelagem poligonal. As opções são as ferramentas de transformação, extrude, corte e criação de elementos como faces, arestas e vértices. A forma básica do ar-condicionado é um cubo deformado que vai ganhando a forma de um aparelho de ar-condicionado com o tempo.

Esse tipo de vídeo é interessante por mostrar o funcionamento das ferramentas de modelagem poligonal do 3ds max, e também por servir de guia para a criação do mesmo objeto 3d dentro de outros softwares como o Blender ou Maya. Como esses softwares trabalham com modelagem 3d poligonal, o processo pode ser seguido praticamente na íntegra, apenas com algumas pequenas adaptações nas ferramentas específicas do 3ds max.