Clicky

Como usar texturas com transparência no Blender 2.5?

O uso de texturas que fazem uso de transparência é um recurso extremamente útil dentro de um software 3d como o Blender. As texturas que apresentam os chamados canais alpha permitem trabalhar com simulações de vegetação, pessoas, veículos e até mesmo elementos de cenários que poderiam ser representados como objetos em 3d. No Blender o uso desse tipo de recurso é extremamente simples, mas exige que sejam realizados alguns pequenos passos para que o processo seja realizado por inteiro. Na versão 2.57 existe um Add-on que ajuda nesse processo, chamado de Import images as planes. Apesar de acelerar muito o processo de configuração, o Add-on ainda exige que o artista faça ajustes manuais nos materiais.

O segredo para conseguir utilizar texturas com transparência no Blender é aproveitar os recursos e parâmetros do painel de materiais. O vídeo abaixo foi produzido para mostrar esse tipo de recurso, utilizando como exemplo a textura de uma árvore que está salva em formato PNG com fundo transparente.

Alpha maps in Blender 2.5 from Allan Brito on Vimeo.

O vídeo faz o processo todo manualmente, sem o uso do Add-on. O primeiro passo é criar o plano que vai receber a textura e associar a textura usando a técnica de mapeamento UV. Com isso podemos definir a posição em que a textura será adicionada no plano. Depois que a textura UV está definida, já podemos habilitar a visualização da mesma na 3D View, mas no render a imagem ainda não vai aparecer.

No painel de materiais é necessário adicionar um material ao plano, e determinar que o mesmo é totalmente transparente, marcando o Alpha do material como sendo zero. Esse passo é fundamental para texturas transparentes, e caso não seja realizado, fará com que a textura seja exibida com um fundo preto.

O painel de texturas é o local em que iremos adicionar uma textura do tipo Image, e habilitar a exibição do mapeamento com base nas coordenadas UV. Mas, para realmente fazer a textura alterar a transparência do material, precisamos habilitar a opção Alpha na área da textura chamada de Influence.

Ao renderizar o plano, veremos que o fundo da imagem fica totalmente transparente, precisando apenas de ajustes na iluminação para se integrar perfeitamente a cena.

2017-04-11T10:26:30+00:00 By |Blender 3D|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. Fábio Biff 10/05/2011 em 1:41 am

    Allan, você poderia passar o script para mostrar as teclas e os botões do mouse na tela?

    Eu fui lá no fórum do blenderartists onde eles disponibilizam esse script, mas o último script que eu vi digitarem no fórum, ele não tá atualizado para esse que vc usou nesse vídeo.

    Poderia passar o script ou indicar o link onde encontro ele?

    Valeu e obrigado, desde já.

Deixar Um Comentário