AutoCAD 2011 para Mac: Usando o Array

O AutoCAD para Mac foi lançado para a enorme base de usuários em áreas como arquitetura e engenharia que estão migrando para a plataforma da Apple, e precisam de softwares de CAD para trabalhar em projetos que envolvem desenho técnico. O Mac OS X já contava com alguns softwares de CAD disponíveis, mas a maioria dos usuários não queria passar pelo processo de aprendizagem novamente, e a demanda pelo AutoCAD em outra plataforma surgiu. Mas, será que o AutoCAD para Mac é realmente igual a versão do Windows? Como sempre recebo esse tipo de pergunta nas mensagens aqui do blog, resolvi começar a gravar alguns vídeos mostrando as semelhanças entre as versões do AutoCAD.

A primeira ferramenta que abordo nessa série de vídeos é o já conhecido e útil Array. O Array no AutoCAD para Mac é exatamente igual a sua versão Windows, servido para os mesmos propósitos, inclusive com os mesmos tipos de opções. No caso, existem dois tipos de Array que são o Polar e o Rectangular, especializados em gerar cópias usando pólos ou então matrizes.

O vídeo abaixo mostra o funcionamento do comando Array dentro do AutoCAD 2011 para Mac:

O primeiro passo demonstrado no vídeo é a criação de um elemento básico representado por um quadrado, criado usando o comando Rectangle. O modo de ativação do comando é exatamente o mesmo do Windows, podendo ser realizado por meio de um ícone na barra de ferramentas do AutoCAD, ou então por meio do atalho de teclado REC.

Os ajustes realizados no painel de configuração do Array são simples e as opções para cada tipo de Array mudam:

  • Array polar: Precisamos escolher a quantidade de cópias e o ponto que será usado para distribuir os objetos na forma de um círculo. Ainda é possível ajustar o ângulo que será usado para distribuir os objetos.
  • Array Retangular: A outra opção do Array exige a escolha da quantidade de linhas e colunas que serão usadas para distribuir os objetos, e também a distância entre cada um dos objetos.

Como você pode perceber pelo uso da ferramenta, o modelo de aplicação do Array no AutoCAD para Mac é exatamente igual ao que é usado em Windows, facilitando muito a migração de qualquer usuário.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “AutoCAD 2011 para Mac: Usando o Array”

  1. Oi Allan tudo bom?

    Sou designer de interiores e estou começando a usar o AutoCAD 2011 no Mac.
    Estou acostumada com o AutoCAD 2010. Utilizo os atalhos do teclado e o enter como o botão direito do mouse. Ex Digito CO e clico com o botão direito. No CAD 2011 tanto no Windows quanto no MAC não consegui alterar isso. Algumas funções como linha dão certo, mas as básicas como copiar, mover e esticar não dão. Aparece um menu.
    Você sabe se existe alguma solução?

    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *