A criação de modelos 3d para qualquer tipo de projeto envolve a aplicação correta da técnica em objetos formados basicamente por polígonos 3d, e muita pesquisa que pode tanto envolver referências para a modelagem como também ferramentas auxiliares para a modelagem 3d. Na última semana publiquei um artigo que comentava sobre a possibilidade do Blender receber um Add-on adicionando a opção de uma ferramenta chamada de Inset, que permitiria o uso de um tipo especial de extrude que já é aplicado usando escala. O Add-on que funciona como se fosse um plugin ajuda em elementos que precisem receber a adição de faces internas.

O problema daquele plugin em termos de usabilidade é que a ferramenta só funciona por meio de um painel auxiliar que fica disponível na barra de ferramentas da 3D View, sempre que adicionamos um Inset em qualquer polígono. Isso significa dizer que o Inset não é muito interativo, e as regulagens são sempre realizadas por valores numéricos.

Essa semana descobri outra opção de Inset que parece ser um pouco mais interativa e funciona melhor para faces que estão fora de alinhamento. Nesse caso, o Inset pode ser copiado e acessado nesse endereço que leva diretamente aos fóruns Blenderartists.org.

O vídeo abaixo é uma demonstração de como essa ferramenta pode ajudar no processo de modelagem, e a sua edição mais interativa de elementos 3d.

Uma pessoa me questionou se a ferramenta Inset não seria dispensável, pois o procedimento de modelagem que realizamos com o um extrude seguido por uma escala já poderia suprir esse tipo de necessidade. Na verdade o extrude com a escala é útil apenas para faces coplanares, e encontramos problemas ao tentar fazer o Inset em faces que não estejam no mesmo plano. Repare nas faces apresentadas na imagem abaixo:

01-Inset.png

Ao aplicar um extrude seguido por uma escala, o resultado é que os objeto são dimensionados usando um centro que impede a criação de elementos coplanares as faces originais.

02-Inset.png

O objetivo do Inset seria criar algo como o exibido na imagem abaixo, que apresenta a organização das faces já coplanares aos polígonos originais e sem triângulos!

03-Inset.png