Tutorial básico de modelagem poligonal: Criando uma perna

A modelagem 3d poligonal é fascinante por diversos motivos e um deles é a possibilidade de trabalhar com formas simples no início como uma primitiva geométrica, e depois adicionar pequenas modificações no objeto até que a primitiva se transforma em algo mais complexa. Nesse tipo de situação os artistas acabam tendo liberdade para adicionar quantas transformações no objeto forem necessárias, até que seja atingida a forma fina do modelo 3d. Mas, quando a modelagem 3d é limitada por requisitos como a contagem de faces, muito comum em ambientes de produção para jogos, o artista deve medir e pensar nas consequências para a topologia sempre corresponder a quantidade de faces desejada.

Um exemplo muito interessante de modelagem usando poucos polígonos, que é conhecida por modelagem do tipo Low Poly, pode ser conferida no vídeo abaixo. Nesse vídeo o artistas utiliza como base para iniciar o objeto um cubo, que é gradativamente subdividido e modificado até gerar a forma de um pé. Esse pé apresenta poucos detalhes e será utilizado como forma para contextualização por meio de texturas.

A técnica usada pelo artista utiliza apenas a subidvisão da primitiva inicial e adiciona arestas para conseguir deformar o objeto como um todo. A forma é moldada usando o polígono principal apenas com o deslocamento dos vértices do objeto até que o mesmo fique parecendo com uma bota. A imagem de fundo que guia o processo de modelagem ajuda muito a conseguir a forma final do projeto.

O vídeo utiliza o Maya para criar o modelo 3d, mas a técnica é tão simples e os procedimentos apresentados no tutorial são simples o suficiente para que você possa reproduzir em praticamente qualquer software 3d.

A ausência de detalhes na topologia desse modelo 3d é proposital, e o artista pode aproveitar a forma do pé que fica semelhante a uma bota, que será contextualizada com texturas.

Para continuar o processo de modelagem usando esse mesmo pé, podemos seguir com o modelo 3d da perna completa que é visualizada no vídeo abaixo. A técnica de modelagem é exatamente a mesma usada para o pé, o que significa que é simples aproveitar o mesmo procedimento para aplicação em outros softwares.

Um ótimo exercício de modelagem seria continuar com o processo de modelagem do resto desse corpo!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial básico de modelagem poligonal: Criando uma perna”

  1. daria para voçe manda em portugues, guando eu estive um programar top 10, eu espalho para meus amigos OK anteciosamente JOSIAS

  2. Então Allan, você poderia me mandar algum tutorial pdf para mim? Low Poly.
    Bem, é essa área que eu não domino! :'(
    Os vídeos não ajudam pois consigo fazer apenas lendo! Por Favor?
    Quero muito aprender.. por favor > xandy_live123@live.com

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