Scripts melhoram ferramentas do 3ds max para modelagem 3d

O uso de scripts e plugins é uma das maneiras que os artistas 3d encontram de adicionar novas opções e ferramentas em softwares como o Blender, 3ds max e Maya. Cada um desses softwares pode receber melhorias usando linguagens específicas como Python, MAXScript e MEL. Para os usuários do 3ds max que gostariam de testar dois scripts muito interessantes que conheci essa semana, recomendo avaliar o Smart Poly Extrude e o Array Modifier. O primeiro Script se destina a adicionar opções extras ao já conhecido extrude das ferramentas de edição poligonal, que permitem trabalhar com opções avançadas de modelagem.

Por exemplo, a ferramenta permite selecionar no seu painel de opções as limitações de eixos e outras opções interessantes para o extrude, como a opção para conseguir selecionar um loop de faces para gerar o extrude. O vídeo abaixo mostra um pouco do que podemos fazer com o Smart Poly Extrude.

Esse é apenas o primeiro vídeo que pode ajudar a melhorar o seu processo de modelagem 3d no 3ds max, pois a segunda recomendação será ainda mais útil para as pessoas que trabalham com padrões de repetição na modelagem 3d.

A ferramenta Array do 3ds max já é muito boa e permite criar as mais diversas composições de objetos, mas assim que pressionamos o botão OK, os parâmetros do Array já não podem mais ser editados. A proposta desse script é adicionar algo parecido realmente com um modificador Array ao 3ds max e permitir que o artista possa alterar diversos parâmetros depois que a ferramenta é acionada.

O vídeo abaixo mostra muito bem o funcionamento do Array Modifier com a criação de um tipo de objeto que se beneficia muito do Array que é uma parede de tijolos. Além de mostrar um exemplo do funcionamento do Array Modifier no 3ds max, o vídeo ainda apresenta os métodos que podemos usar para elaborar as cópias dos objetos dentro do 3ds max.

Esses dois scripts podem ajudar bastante a qualquer artista que use o 3ds max como sua principal ferramenta para modelagem 3d. Use os links nos nomes dos scripts para conseguir fazer o download dos mesmos e instalar no seu 3ds max.

Já mencionei que os dois scripts são gratuitos?

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

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