O uso de scripts e plugins é uma das maneiras que os artistas 3d encontram de adicionar novas opções e ferramentas em softwares como o Blender, 3ds max e Maya. Cada um desses softwares pode receber melhorias usando linguagens específicas como Python, MAXScript e MEL. Para os usuários do 3ds max que gostariam de testar dois scripts muito interessantes que conheci essa semana, recomendo avaliar o Smart Poly Extrude e o Array Modifier. O primeiro Script se destina a adicionar opções extras ao já conhecido extrude das ferramentas de edição poligonal, que permitem trabalhar com opções avançadas de modelagem.

Por exemplo, a ferramenta permite selecionar no seu painel de opções as limitações de eixos e outras opções interessantes para o extrude, como a opção para conseguir selecionar um loop de faces para gerar o extrude. O vídeo abaixo mostra um pouco do que podemos fazer com o Smart Poly Extrude.

Esse é apenas o primeiro vídeo que pode ajudar a melhorar o seu processo de modelagem 3d no 3ds max, pois a segunda recomendação será ainda mais útil para as pessoas que trabalham com padrões de repetição na modelagem 3d.

A ferramenta Array do 3ds max já é muito boa e permite criar as mais diversas composições de objetos, mas assim que pressionamos o botão OK, os parâmetros do Array já não podem mais ser editados. A proposta desse script é adicionar algo parecido realmente com um modificador Array ao 3ds max e permitir que o artista possa alterar diversos parâmetros depois que a ferramenta é acionada.

O vídeo abaixo mostra muito bem o funcionamento do Array Modifier com a criação de um tipo de objeto que se beneficia muito do Array que é uma parede de tijolos. Além de mostrar um exemplo do funcionamento do Array Modifier no 3ds max, o vídeo ainda apresenta os métodos que podemos usar para elaborar as cópias dos objetos dentro do 3ds max.

Esses dois scripts podem ajudar bastante a qualquer artista que use o 3ds max como sua principal ferramenta para modelagem 3d. Use os links nos nomes dos scripts para conseguir fazer o download dos mesmos e instalar no seu 3ds max.

Já mencionei que os dois scripts são gratuitos?