O controle da câmera em projetos de visualização é de fundamental importância não importa qual seja o software que você está usando. Mas, apesar dessa aparente importância atribuída ao controle da câmera, é difícil encontrar artistas 3d que tenham real interesse pelo aprendizado desses controles. Posso afirmar isso com base no que vivencio nas minhas aulas sobre animação 3d, em que a maioria das pessoas só está preocupada com o movimento relativo dos objetos e não com aspectos como o enquadramento da câmera.

Se você for usuário do Blender e quiser aprender alguns truques interessantes sobre o uso de câmeras com o Blender, o vídeo abaixo que tem como público-alvo os artistas especializados em visualização para arquitetura, mas qualquer pessoa pode aproveitar as dicas e aplicar nos seus projetos.

A primeira coisa que podemos perceber na cena é como o autor do material montou com cuidado a cena, usando planos e outros elementos associados a texturas que simulam vegetação. Isso deixa a cena leve e também atribui maior grau de realismo, pois as imagens renderizadas sempre exibem vegetação baseada em bitmaps. Outro ponto interessante dos planos, é que à medida que a câmera se move pela cena, a orientação dos planos acaba se movendo também, e permite usar os mesmos planos para várias vistas da câmera.

Mas, é com os ajustes da câmera e enquadramento que vemos as reais opções de manipulação da visualização com o Blender.

Um ponto interessante que é exibido no vídeo é o uso da visão ortogonal da câmera para gerar vistas em corte no projeto, com o deslocamento da visão da câmera e também o ajuste da escala da câmera para a visão ortogonal.

Apesar de o vídeo estar narrado em inglês, a simples observação dos procedimentos descritos no tutorial podem fazer com que você pense um pouco diferente em relação ao controle da câmera no Blender, e consiga enquadrar e ajustar melhor o enquadramento e visualização dos seus projetos de maneira geral.

Esses mesmos controles estão disponíveis em outros softwares 3d e funcionam de maneira muito parecida aos que foram apresentados no Blender. Para expandir ainda mais esses controles, recomendo o uso das câmeras com propriedades físicas disponíveis em renderizadores como o V-Ray, LuxRender, YafaRay e mental ray.