Quanto tempo é necessário para renderizar animações?

O processo conhecido como renderização é geralmente o encerramento de qualquer projeto envolvendo softwares 3d, mas quando esse processo tem como objetivo gerar uma animação, esse pode ser o início de um grande problema, que é o tempo necessário para finalizar o render. Esse problema é pouco conhecido por pessoas que não tiveram ainda a oportunidade de gerar uma animação em 3d. O tema é até interessante para ilustrar a situação, pois são muitas as perguntas que recebo em sala de aula e aqui pelo blog, sobre o tempo necessário para gerar animações.

Se você nunca passou por esse problema, basta fazer uma conta simples que é multiplicar o tempo necessário para renderizar um quadro estático e multiplicar pela quantidade de quadros existentes na animação. Para deixar a análise ainda mais realista, podemos atribuir números e valores a uma animação hipotética:

  • Tempo: 2 minutos (120 segundos)
  • Framerate: 24
  • Total de frames: 2880
  • Tempo médio de render por frame: 3 minutos
  • Tempo necessário para renderizar: 3 minutos x 2880 quadros = 8640 minutos!
  • Tempo em horas: 144 horas ou 6 dias

Repare que essa animação bem simples levaria em média 6 dias de renderização ininterrupta para ser gerada!

Render farm

Esse tipo de renderização é o tipo de projeto que pode demandar investimentos em soluções como as render farms ou então, a otimização da cena como a simplificação da iluminação para reduzir esse tempo. O simples uso de três computadores simultâneos pode cortar esse tempo para 2 dias, e quantos mais computadores forem adicionados, mais o tempo será fracionado.

O que me motivou a escrever esse artigo foi o relato do Pablo Lizardo, que é um conhecido artista e usuário do Blender. Ele publicou esse artigo em que relata os problemas que tendo para renderizar uma animação com apenas 7 minutos, mas se for gerada por apenas um computador e com uso de recursos do tipo Ambient Occlusion para gerar as imagens, levaria um total de 56 dias! As contas estão listadas no artigo e são um exemplo prático do problema que animadores precisam passar para finalizar um projeto.

Nesse caso, a melhor opção pode ser contratar uma Render Farm para lidar com essa grande quantidade de quadros para renderizar.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Quanto tempo é necessário para renderizar animações?”

  1. Pow cara muito interessante esse seu post. Estudo animação a 1 ano e inclusive agora to fazendo uma animação que por não ter um mega pc em casa tive que pensar em uma curta de 1 min com varias partes de 5 a 10 secs e depois juntar tudo no after effects renderizanado tudo separado pelo simples fato do pc não aguentar. To renderizando o personagem separado do cenário e depois juntando tudo.

  2. Hey Allan!, thanks for mention my situation. In fact it’s going to be really hard to find the way to render the movie :/
    renderfarm.fi seems to work but only to single blend files (with all the external data embebed) …
    well, thanks again a bye!

  3. Woaaahh muito muito muito realmente muito interessante! Estou iniciando no meio de animação, tenho um projeto de animação de 4 min! XD
    Pelo jeito vou ter muito trabalho, mas me dedicarei…vou seguir a “sugestão” do amigo do comentario acima, vou fazer tudo por partes pra de pois juntar…
    aiaiai
    Me deseje sorte!

    abraços!

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