Clicky

Quanto tempo é necessário para renderizar animações?

O processo conhecido como renderização é geralmente o encerramento de qualquer projeto envolvendo softwares 3d, mas quando esse processo tem como objetivo gerar uma animação, esse pode ser o início de um grande problema, que é o tempo necessário para finalizar o render. Esse problema é pouco conhecido por pessoas que não tiveram ainda a oportunidade de gerar uma animação em 3d. O tema é até interessante para ilustrar a situação, pois são muitas as perguntas que recebo em sala de aula e aqui pelo blog, sobre o tempo necessário para gerar animações.

Se você nunca passou por esse problema, basta fazer uma conta simples que é multiplicar o tempo necessário para renderizar um quadro estático e multiplicar pela quantidade de quadros existentes na animação. Para deixar a análise ainda mais realista, podemos atribuir números e valores a uma animação hipotética:

  • Tempo: 2 minutos (120 segundos)
  • Framerate: 24
  • Total de frames: 2880
  • Tempo médio de render por frame: 3 minutos
  • Tempo necessário para renderizar: 3 minutos x 2880 quadros = 8640 minutos!
  • Tempo em horas: 144 horas ou 6 dias

Repare que essa animação bem simples levaria em média 6 dias de renderização ininterrupta para ser gerada!

Render farm

Esse tipo de renderização é o tipo de projeto que pode demandar investimentos em soluções como as render farms ou então, a otimização da cena como a simplificação da iluminação para reduzir esse tempo. O simples uso de três computadores simultâneos pode cortar esse tempo para 2 dias, e quantos mais computadores forem adicionados, mais o tempo será fracionado.

O que me motivou a escrever esse artigo foi o relato do Pablo Lizardo, que é um conhecido artista e usuário do Blender. Ele publicou esse artigo em que relata os problemas que tendo para renderizar uma animação com apenas 7 minutos, mas se for gerada por apenas um computador e com uso de recursos do tipo Ambient Occlusion para gerar as imagens, levaria um total de 56 dias! As contas estão listadas no artigo e são um exemplo prático do problema que animadores precisam passar para finalizar um projeto.

Nesse caso, a melhor opção pode ser contratar uma Render Farm para lidar com essa grande quantidade de quadros para renderizar.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Rafael Braga 25/05/2011 em 10:22 am

    Pow cara muito interessante esse seu post. Estudo animação a 1 ano e inclusive agora to fazendo uma animação que por não ter um mega pc em casa tive que pensar em uma curta de 1 min com varias partes de 5 a 10 secs e depois juntar tudo no after effects renderizanado tudo separado pelo simples fato do pc não aguentar. To renderizando o personagem separado do cenário e depois juntando tudo.

  2. Pablo Lizardo 26/05/2011 em 8:24 pm

    Hey Allan!, thanks for mention my situation. In fact it’s going to be really hard to find the way to render the movie :/
    renderfarm.fi seems to work but only to single blend files (with all the external data embebed) …
    well, thanks again a bye!

  3. Sunny 03/11/2011 em 7:57 am

    Woaaahh muito muito muito realmente muito interessante! Estou iniciando no meio de animação, tenho um projeto de animação de 4 min! XD
    Pelo jeito vou ter muito trabalho, mas me dedicarei…vou seguir a “sugestão” do amigo do comentario acima, vou fazer tudo por partes pra de pois juntar…
    aiaiai
    Me deseje sorte!

    abraços!

Deixar Um Comentário