A revista gratuita sobre animação e modelagem 3d com o Blender acaba de ganhar mais uma edição, e dessa vez a revista BlenderArt apresenta uma gama bem variada de artigos e tutoriais. Para as pessoas que não conhecem, apesar de estar sempre divulgando os lançamentos e atualizações da revista aqui no blog, o objetivo dessa revista é organizar em formato próximo ao de uma revista mesmo, artigos e tutoriais voltados para a comunidade de usuários do Blender. Mas, sempre aparecem artigos e tutoriais mais generalistas, que podem ser aproveitados por praticamente qualquer artista, independente do software.

Em cada um dos números da revista temos um tema específico para o qual os autores dos artigos acabam direcionando sua produção, e dessa vez o tema é um tanto quanto estranho. No original é “Everything but the kitchen sink” que em tradução livre seria algo como “qualquer coisa menos a pia da cozinha”. É um pouco estranho, mas isso não reflete em nada a qualidade dos tutoriais disponíveis nessa edição da revista.

blenderart-33.jpg

Como é costume, elaborei um pequeno sumário com um resumo de cada um dos artigos disponíveis na revista:

  • Modelagem 3d de um carro com grande quantidade de polígonos – O artigo ainda faz uso do Blender 2.4 nas suas imagens, mas é uma excelente referência para quem estiver interessado em trabalhar com modelagem automotiva.
  • Como realizar uma modelagem 3d sem o uso de referências ou desenhos técnicos do tipo Blueprint – Na verdade o artigo dá dicas sobre como é possível extrair essas referências com base em fotografias.
  • Interfaces para realizar controle facial para animação 3d – O artigo ensina o processo de configuração das interfaces de controle que ajustam a posição dos Shape Keys para realizar deformações nas faces de personagens 3d.
  • Produzindo o jogo Alpha Polaris – Artigo que mostra como esse jogo fez uso de gráficos do Blender para gerar cenários e personagens.
  • Produzindo a animação The Crown – Visão geral sobre a criação dessa animação que fez uso do Blender e conta com vários personagens 3d e cenários.
  • Navegando em uma universidade em 3d – O artigo mostra como o Blender está ajudando o pessoal da universidade americana Carnegie Mellon a gerar mapas em 3d do seu próprio campus.
  • Projeto RenderWeb – Visão geral sobre o projeto RenderWeb que pretende compartilhar recursos computacionais em redes sociais, para ajudar na produção de animações.

O único ponto negativo da revista é que o conteúdo está todo em língua inglesa, mas com o tempo as edições acabam ganhando traduções. O download do material é totalmente gratuito!