Um dos temas mais recorrentes aqui do Blog é a modelagem 3d, pelo fato de que para trabalhar com qualquer tipo de projeto nessa área, você precisa no mínimo ter um modelo 3d para animar, renderizar ou fazer qualquer tipo de operação. Mesmo que você importe esse modelo 3d de bibliotecas externas, é necessário conhecer os processos necessários para editar e ajustar esse objeto 3d. A primeira coisa que as pessoas aprendem em 3d é a parte de modelagem, e isso acaba sendo um divisor de águas na experiência com os softwares, pois uma falha na modelagem acaba prejudicando a aprendizagem em outras áreas como animação.

Mas, e se modelar em 3d fosse simples a ponto de poder ser feito com base em fotografias? Por exemplo, uma fotografia tirada de um automóvel na rua seria enviada para o software e com base na análise da imagem, o mesmo gera o modelo 3d. Isso parece coisa de ficção científica, mas já é realidade em um projeto experimental da Autodesk chamado de Photofly. O objetivo do projeto é recolher imagens por meio do software usado pelo Photofly, que envia essas imagens para servidores da Autodesk para o processamento, e devolve o material para o usuário já em 3d.

O vídeo abaixo mostra um pouco de como funciona esse processo:

O projeto é muito interessante e enquanto está na parte do Autodesk Labs, pode ser usado sem nenhum custo. Mas, a tecnologia deve ter fins mais recreativos ou envolver a criação de modelos 3d sem grandes compromissos, pois o resultado final é um emaranhado de triângulos e faces, que seriam o pesadelo de qualquer animador ou profissional, que precisasse fazer modificações ou deformações no objeto.

No exemplo de mostrado no vídeo podemos perceber que o processo não é tão automatizado assim, pois ainda é preciso identificar pontos chave nas imagens dentro do aplicativo.

A solução é mais uma amostra do que podemos fazer no futuro em relação a modelagem 3d, mas o grande limitador é que os objetos precisam existir como fotografias. Se o objetivo for criar algo que não pode ser fotografado, como elementos para jogos ou filmes de ficção científica a coisa se torna bem menos útil!