Um dos destaques do 3ds max 2012 é a disponibilidade nativa do iray para renderizar cenas usando o poder das modernas GPUs para acelerar a renderização. O iray apareceu ainda no 3ds max 2011 como um adendo disponível apenas para os assinantes do serviço de atualizações da Autodesk para o 3ds max, e aparece como um dos renderizadores nativos para o 3ds max 2012 junto com o mental ray. Mas, o iray pode ser um pouco trabalhoso de usar no início para os usuários que não estão muito acostumados com o seu processo de configuração. Na verdade, o que tenho escutado de muitos usuários que adotam o iray é que o mesmo é muito simplório em termos de opções de configuração.

Por exemplo, quando escolhemos o mental ray como render para uma cena, o resultado é que temos uma infinidade de opções a disposição.

Para expandir esse tipo de controle de opções para o iray, podemos utilizar um script muito interessante para os artistas que tem o 3ds max 2012 e 2011 com o iray, que é o iray Manager. Esse é um script gratuito que caso seja instalado, permite controlar diversos aspectos do render no software.

irayManagerV1.4.jpg

Por exemplo, com o uso desse script podemos selecionar o uso apenas de CPU ou GPU na renderização, e até mesmo a quantidade de núcleos que será usada para gerar a imagem. Para aprender a trabalhar e até mesmo instalar esse script no 3ds max, recomendo uma visita a esse tutorial sobre o iray Manager que foi publicado recentemente no CG Cookie.

Essas não são as únicas opções disponíveis dentro do script, em que também é possível controlar o background da cena, adicionando novas cores e até mesmo ajustando um recurso disponível apenas para os usuários do 3ds max 2012 que é o Matte Ground. O recurso adiciona um plano como base de toda a cena, mesmo que o nosso modelo 3d esteja “flutuando” no espaço e sem nenhum tipo de superfície como base.

Os artistas que estão usando o iray para renderizar suas cenas devem gostar bastante dessa ferramenta, pois ela permite controles interessantes sobre o renderizador. Já mencionei que o script é gratuito?