Tutorial 3ds Max: Usando o modificador Bend

O conjunto de modificadores do 3ds Max agrupa um número excelente de ferramentas que ajudam a modelar, animar e realizar praticamente todas as operações no software. Entre esses modificadores existem opções relativamente simples em termos de efeito, mas que ajudam muito a criar alguns tipos de animação. Nessa lista de modificadores estão o Bend, Twist, Cloth, Melt e muitos outros. Nesse artigo pretendo mostrar o funcionamento de um desses modificadores do 3ds Max chamado de Bend. O objetivo desse modificador é dobrar objetos 3d e simular algo como uma curva. O vídeo abaixo mostra um pouco do que podemos fazer com o Bend, inclusive usando animação.

O primeiro passo para usar o modificador Bend é criar um objeto que será dobrado pelo modificador, e nesse caso usamos um Box do 3ds Max. Esse objeto precisa ter apenas uma quantidade razoável de subdivisões para que seja possível deformar a sua superfície. Para esse tutorial foram adicionadas diversas divisões na malha do objeto 3d.

Ao aplicar o modificador Bend, podemos ajustar o ângulo de inclinação para o qual o objeto será submetido e assim conseguir o efeito de deformação da malha 3d. O processo é relativamente simples, e caso seja utilizado junto com o parâmetro Direction, teremos uma deformação que pode ser ajustada nas mais variadas direções.

Mas, a parte realmente interessante do Bend aparece quando tentamos realizar uma animação com o modelo 3d. Nesse caso é possível utilizar o recurso da timeline do 3ds Max chamado de Auto-key, em que os movimentos e transformações realizadas na Viewport são gravadas de maneira automática como quadros-chave.

O processo funciona da seguinte forma:

  • Primeiro é necessário posicionar a linha do tempo no quadro desejado da animação
  • Depois, aplicamos a transformação desejada

A criação das poses em animação deve sempre seguir essa mesma ordem para evitar problemas na realização e criação dos movimentos.

O Bend pode parecer simples a princípio, mas você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas e projetos de alto nível de complexidade que fazem uso desse tipo de ferramenta, mesmo que seja para modelagem 3d, em que um objeto é criado de maneira regular, e com o Bend acaba assumindo uma forma maus curva.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *