O trabalho com iluminação sempre é um dos principais desafios para artistas 3d com pouca, ou nenhuma experiência com composição ou fotografia. O assunto é bem diferente do que é abordado em modelagem, pois exige um tipo de percepção bem distinta em relação a localização espacial demandada em modelagem 3d. O tipo de conhecimento necessário para uma boa iluminação está mais relacionado com fotografia, e nesse ponto, sempre recomendo aos meus alunos o estudo de material relacionado com iluminação para cenografia, principalmente dentro de ambientes como teatros.

O ambiente de um teatro é geralmente uma excelente analogia para quem está estudando iluminação em 3d, pois o mesmo fica totalmente escuro sem iluminação artificial, e com a adição de pontos de luz em formas e intensidades diferentes, podemos simular praticamente qualquer tipo de ambiente. O mesmo se aplica em ambientes 3d com iluminação virtual.

Mas, em algumas situações não é necessário ser um especialista em iluminação ou fotografia para conseguir bons resultados. Por exemplo, no 3ds Max existe uma ferramenta chamada de Light Tracer que consegue atribuir uma iluminação simulando muito do que existe em sistemas mais sofisticados de iluminação, como é o caso do mental ray, mas sem a necessidade de configurar uma infinidade de parâmetros.

Com o uso desse Light Tracer, podemos adicionar sombras de contato na cena, que são uma das características da iluminação global. É pouco para dizer que a iluminação é boa, mas para quem nunca trabalhou com esse tipo de ferramenta é uma conquista.

O vídeo abaixo mostra o procedimento necessário para adicionar iluminação usando o Light Tracer no 3ds Max.

O processo envolve a criação de uma cena simples e a adição de uma iluminação especial chamada de Skylight, que é a responsável por criar o efeito de iluminação na cena. É essa luz que irá gerar a impressão da iluminação difusa do Light Tracer, que deve ser adicionar no painel de renderização avançada dentro da janela Render Setup do 3ds Max. Com isso, ao renderizar a cena teremos um efeito semelhante a uma iluminação global na cena.

A qualidade não chega perto do que podemos fazer com o mental ray, mas é suficiente para ilustrar projetos de maneira rápida e adicionar volumetria em cenas 3d.