Clicky

Controle de renderização remota gratuita pelo Dropbox

A renderização de projetos que envolvem a criação e vídeo sempre gera uma enorme dor de cabeça para qualquer profissional, pois lida com uma enorme quantidade de dados e demanda uma série de computadores para gerar de maneira mais rápida uma animação. Por isso, o uso de renderização em rede sempre foi uma solução bastante usada por profissionais e artistas interessados em acelerar esse tipo de processo. Outro ponto crítico em relação a renderização em rede, é a transferência desses dados gerados pelo render para computadores remotos, para facilitar o processo de produção.

Bem, existe uma maneira muito simples e barata de agilizar todos esses processos de renderização usando um serviço gratuito na web chamado de Dropbox. Esse é um web site que funciona com o intuito principal de oferecer um espaço na “nuvem” para que você faça backup dos seus arquivos. O objetivo principal pode ser usado por qualquer pessoa, usando o espaço de 2 GB de maneira totalmente gratuita.

dropbox.png

Mas, como ele pode ajudar com projetos de renderização?

O grande trunfo do Dropbox é o seu aplicativo que permite sincronizar uma pasta no seu computador com a sua conta, e se for instalado em vários computadores é possível ter acesso aos arquivos em qualquer máquina, sendo que a sincronização é feita de maneira automática! O mesmo aplicativo está disponível para celulares e tablets, permitindo ter acesso aos arquivos em qualquer lugar que você estiver.

Ainda não entendeu? Me permita explicar como tenho usado o Dropbox para ajudar a gerenciar meus projetos de renderização.

A primeira aplicação é bem simples, e consiste no uso do Dropbox como forma de acompanhar o progresso de uma renderização para vídeo. Para isso eu configuro do Blender para salvar os arquivos de uma animação como seqüência de arquivos PNG, em uma pasta que está sincronizada com a minha conta no Dropbox. Posso deixar o computador renderizando em casa e sair para resolver outros problemas, e com o aplicativo do Dropbox no celular acompanho o progresso da renderização. Quando terminar, basta ligar o notebook para sincronizar o material com a minha pasta do Dropbox e começar a trabalhar na finalização da animação.

Outra maneira de trabalhar com o Dropbox é por meio de render compartilhado. Por exemplo, já instalei o Dropbox em três computadores diferentes e configurei o Blender para renderizar trechos diferentes de uma animação em cada um dos computadores. Por exemplo, cada computador ficava com trechos entre os frames 1-5000, 5001-7500 e 7501-9000 respectivamente, e a cada quadro renderizado os arquivos eram sincronizados em pastas diferentes.

Como eu não estava fisicamente próximo desses computadores, pude copiar os arquivos no final do processo e trabalhar de imediato na pós-produção. A mesma coisa poderia ser feita em trabalhos em equipe. Para aproveitar o web site, basta um computador com acesso a internet!

Esses são apenas alguns dos usos do Dropbox como forma de ajudar a trabalhar melhor com 3d e renderização. Já mencionei que o serviço é gratuito para uso de armazenamento de até 2GB? Mas, lembre que as vantagens no uso do Dropbox só aparecem mesmo com a instalação do aplicativo. Ele está disponível para Windows, Mac e Linux!

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Fábio 06/06/2011 em 10:35 am

    Legal.

    Já usei o dropbox no máximo para mandar o arquivo blender do meu laptop, que fica no trabalho, para o desk que fica em casa.

    Em seguida, remotamente, eu mandava renderizar em casa o arquivo. Terminado, eu mandava de volta para mim no drop.

    Boa sua dica allan, para quem faz animação.

    73 55

  2. Lucio Cavalcanti 07/06/2011 em 2:15 am

    Excelente dica, Allan!
    Há alguns dias comprei uma licença e posso dizer que é uma das melhores coisas que já comprei. Deixo as máquinas renderizando na Caju e os arquivos automaticamente vão chegando em meu notebook em casa.
    Bruno Souza, tb seu ex-aluno, semana passada me indicou o SugarSync (www.sugarsync.com), que está com os preços mais em conta e maior capacidade de armazenamento, além de umas vantagens não tão importantes. As desvantagens são: não roda em linux e a versão free é só de 30 dias.

  3. Cebes 07/06/2011 em 10:23 am

    Allan,
    Li essa matéria que você falou sobre o dropbox hoje, não utilizo o dropbox, mas comecei a utilizar o Ubuntu one. Eles funcionam da mesma forma? Posso utilizar essa forma e trabalhar no ubuntu one?

    Att

  4. […] até mesmo acelerar a renderização. Um pouco dessa facilidade pode ser conferida no artigo em que descrevo o uso do Dropbox para ajudar nesse tipo de projeto. Mas, outras empresas estão começando a investir pesado nesse tipo de solução, que é uma […]

Deixar Um Comentário