As pessoas que já trabalharam com modelagem 3d, principalmente a que lida diretamente com os polígonos, deve ter tido experiências negativas com o uso de polígonos com três lados. Os triângulos são um dos objetos mais indesejados pelos artistas 3d, por diversos motivos. O primeiro deles, e mais conhecido, é a dificuldade em deformar malhas 3d em animação quando existem triângulos como parte da topologia. A malha até deforma, mas o resultado dessa deformação sempre resulta no aparecimento de artefatos e pequenos problemas na superfície. Por isso, sempre tento finalizar os meus modelos 3d usando apenas quadrados como forma de compor a topologia dos objetos.

Outra situação em que os triângulos são indesejados é na própria modelagem 3d, em que a sua presença acaba quebrando uma seqüência regular de arestas, e dificultando a edição de edge loops. Uma opção simples de edição como um loop cut, que adiciona uma seqüência de arestas cortando faces, acaba sendo desviada pelo triângulo. Acredito que depois dessas descrição de problemas, você deva estar convencido que triângulos são realmente indesejados por artistas 3d.

Apesar de serem evitados, algumas ferramentas acabam adicionando faces triangulares aos polígonos, como é o caso do chamfer do 3ds max. O uso dessa ferramenta de modelagem é muito importante para adicionar detalhes, mas a sua aplicação em estágios iniciais da modelagem acaba atrapalhando significativamente o desenvolvimento e edição futura do objeto 3d.

Para resolver esse problema, existe um pequeno script disponível para o 3ds Max chamado Quad Chamfer, que modifica o chamfer e permite adicionar os chanfros em arestas, usando apenas faces quadradas!

O processo é bem simples e pode ser acompanhado no vídeo de demonstração abaixo, em que um artista 3d utiliza a ferramenta para criar chanfros em objetos.

O destaque no vídeo é o uso de faces quadradas para finalizar o processo de edição dos polígonos, o que facilita de maneira significativa a edição futura desses objetos.

Essa ferramenta chamfer pode parecer simples, mas ela é uma das bases para adicionar realismo em objetos 3d. Se você reparar com cuidado as arestas dos objetos no mundo real, nenhuma delas é totalmente perfeita. O que acontece é que as arestas acabam tendo esse pequeno chanfro ou então uma superfície curva, como a criada pelo Bevel.