Clicky

Tutorial sobre composição e edição de vídeo com Blender

Uma das vantagens em adotar o Blender como ferramenta para produção de material 3d é a sua enorme flexibilidade, e quando me refiro a flexibilidade, estou falando sobre o fato do software ser uma suite 3d completa e agregar outras ferramentas. Por exemplo, com o Blender é possível fazer edição de vídeo não-linear usando o sequenciador de vídeo e até mesmo composição e efeitos especiais no editor de nós. Sem falar na criação de jogos usando os blocos de lógica e a game engine! Bem, o objetivo aqui é mostrar o quanto podemos criar apenas usando um único software.

Mas, como funcionam essas partes do Blender mais voltadas para a composição e edição de vídeo? Esse é um tipo de conhecimento que não está no foco da maioria dos tutoriais que se dedicam principalmente a parte de modelagem 3d, animação e render do software.

Caso você queira aprender um pouco mais sobre o uso do Blender como opção para fazer composição em vídeo, montagem e efeitos especiais, acabei de encontrar um tutorial com quase uma hora de vídeo que mostra até mesmo o uso de Chroma Key no Blender!

O material foi gravado por um cineasta chamado de David Matthew Weese e tem apenas um ponto negativo, que é o fato do autor ainda utilizar o Blender 2.4 na descrição dos procedimentos no vídeo. A grande maioria dos procedimentos e técnicas pode ser reproduzida no Blender 2.5, apenas fazendo adaptações nas janelas que sofreram alterações. Será muito mais fácil se você já trabalhar com o Blender 2.5.

No tutorial podemos acompanhar uma série de tarefas básicas na edição e finalização de vídeo, como a integração de atores reais com cenários usando Chroma Key e o já aguardado motion tracking. Apesar do Blender estar para receber uma solução integrada de tracking com o SoC 2011, já era possível realizar uma operação muito parecida no 2.4, mas o artista precisava de um pouco de trabalho. Nesse tutorial podemos acompanhar o procedimento!

O material é longo, mas vale cada minuto devido a riqueza de detalhes e o assunto que é tratado com muita propriedade pelo autor, que trabalha na área e sabe melhor do que ninguém as necessidades de edição e composição de vídeo.

2017-04-11T10:26:25+00:00 By |Blender 3D|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Elvis Gonçalves 10/06/2011 em 9:08 am

    O sistema de camera tracker no blender é o que eu espero faz um tempo ‘—–‘

  2. Eliseu Carvalho 11/06/2011 em 11:07 am

    Mutio bom o tutorial, enriquesse bastante a nossa criatividade, e a finalização dos trabalhos em vídeo pelo Blender. É uma pena que o autor não esta usando a versão 2.5. Mas é só interpretar que tem como fazer os mesmo trabalhos no Blender 2.5. “Claro, e até com recursos mais acessíveis e com uma flexibilidade maior. E quando a Camera Tracking for acoplada a API do Blender, facilitará mais os procedimentos de integração do mundo real com o virtual.

    Obrigado por compatilhar Allan.

    Abraços

  3. Sandro 15/06/2011 em 4:12 pm

    Bom tuto, mas fica ai a sugestão pra voce Allan que faz muito bem tutoriais, fazer um desses sobre o sequenciador de videos do blender na versao 2.5 pois em ingles da pra pegar o que eles querem passar mas ajudaria bastante quem esta começando um em portugues.vlw!

  4. Allan Brito 15/06/2011 em 5:08 pm

    Oi Sandro,

    Já tenho alguns tutoriais planejados sobre o editor de vídeo do Blender. Devo publicar nas próximas semanas.

Deixar Um Comentário