Clicky

Ferramenta ajuda a tirar medidas no Inkscape

Entre as ferramentas gráficas que são distribuídas usando uma licença livre, o Inkscape é em minha opinião a melhor opção para ilustração vetorial pelo conjunto de ferramentas e a capacidade de criar desenhos e ilustrações complexas, usando técnicas e procedimentos semelhantes ao Illustrator e o Corel Draw. Esses dois últimos softwares são as opções mais usadas pelos profissionais que desejam trabalhar com ilustração, devido a facilidade em encontrar materiais de treinamento e pela cultura já existente de trabalhar com ambos os softwares. É até difícil encontrar pessoas usando outros softwares 2d para ilustração, mesmo que sejam proprietários.

Já faz um bom tempo que não escrevo nada relacionado com o Inkscape e hoje estou mencionando o software novamente, pois encontrei um vídeo com um recurso que deve aparecer em breve para o Inkscape, e sendo essa opção muito interessante, achei que poderia despertar o interesse de outros artistas em usar o software. A ferramenta da qual estou falando é a measurement tool, e nem adianta procurar na sua última versão do Inkscape, pois ela ainda não está disponível.

O vídeo abaixo mostra um pouco do funcionamento dessa ferramenta dentro do Inkscape:

No vídeo podemos perceber como esse tipo de ferramenta será útil, e poderemos medir praticamente qualquer coisa em uma ilustração vetorial. Mas, você pode estar se perguntando: quem poderia querer medir alguma coisa em ilustrações? Muita gente!

Os softwares de ilustração vetorial são muito usados para gerar desenhos em escala, e o Inkscape por oferecer opções de ilustração bem versáteis, pode acabar se tornando uma opção interessante para que usa softwares de CAD. Sim, uma ilustração em escala e proporcional as medidas reais, poderia muito bem ser mensurada com essa ferramenta e desenvolvida de maneira bem simples dentro do próprio Inkscape.

O desenvolvimento do Inkscape é chamado de lento para muitas pessoas, o que afasta muitos usuários em potencial. Mas, é inegável que as contribuições dos desenvolvedores nas últimas versões do Inkscape deixaram o software muito mais amigável para quem procura substituir ferramentas como o Illustrator e o Corel Draw. Sempre que tenho a necessidade de criar uma ilustração vetorial para usar no Blender ou mesmo compor uma prancha para impressão usando renderizações, recorro ao Inkscape.

Já mencionei que o Inkscape é totalmente gratuito, assim como o Blender?

2017-04-11T10:26:25+00:00 By |Ilustração|6 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. Marcos 14/06/2011 em 8:16 am

    Legal. Ferramenta muito útil.

  2. JOannis 14/06/2011 em 6:16 pm

    Allan da uma olhada no novo filho da autodesk o programa é 123D ver se consegue estudar esse programa epostar pra agente ai até pq nao conseguir né rss..

  3. Wendell Ramos 14/06/2011 em 7:24 pm

    Indispensável. Depois de salvar as cores em CMYK, talvez fosse uma das mais importantes ferramentas que faltava no inkscape.

    Pode frisar também que foi desenvolvido por um
    Brasuka, Felipe Sanches, o Juca, que defende com unhas e dentes o uso de “softs” open source. Parabéns pra ele.\o/\o/\o/

  4. Allan Brito 15/06/2011 em 12:59 pm

    Bem lembrado Wendell, o autor dessa ferramenta para tirar medidas é brasileiro!

  5. Pri 25/10/2014 em 8:07 pm

    oi, onde baixo o inkscape com a ferramente de medir? Baixei pelo site oficial mas não veio…

  6. Modesto Barreto 23/03/2015 em 7:34 pm

    Allan, sou professor na UNESP em Jaboticabal na área de Fitopatologia (estuda doenças de plantas). Acredito muito que ciências distintas podem interagir e contribuir para o desenvolvimento. Uma doença pode se manifestar como uma mancha (negra por ex.) numa folha verde. Eu preciso medir essa mancha (ou o que restou de verde). Você teria uma idéia de como posso fazer isto num software existente ou desenvolver um? desde já agradeço a atenção.

Deixar Um Comentário