Clicky

Modelando um avião de caça no Blender com polígonos

A modelagem 3d poligonal é uma excelente maneira de começar a trabalhar com softwares 3d, pois o seu processo de criação está entre os mais simples entre todos os disponíveis. Por exemplo, a técnica conhecida como NURBS é muito mais difícil de aprender e dominar, pois envolve o uso de curvas e técnicas de criação que dependem da aplicação de procedimentos específicos para cada tipo de ferramenta disponível no NURBS. Já na modelagem 3d poligonal o processo é bem simples, e envolve o uso das mesmas ferramentas de maneira repetida para gerar praticamente qualquer forma.

O tutorial abaixo é uma excelente demonstração de como é possível criar um avião de caça presente no jogo Air Rivals. A modelagem 3d usa basicamente as ferramentas de transformação durante toda a modelagem.

Para quem quiser aprender um pouco mais sobre o procedimento no Blender, a vantagem desse tutorial é que o autor colocou uma pequena caixa de mensagens, que mostra todos os atalhos de teclado e interações com o mouse usadas ao longo do processo. Isso facilita na reprodução das técnicas utilizadas.

Você pode perceber que os mesmos procedimentos são usados desde o princípio da modelagem até o final.

As técnicas usadas para criar esse modelo são as seguintes:

  • Extrude – Ferramenta que cria uma cópia conectada dos objetos selecionados.
  • Transformações – Aqui são os movimentos clássicos de transformação que são mover, girar e escalonar.
  • Loop cut – Adiciona uma sequencia de arestas paralelas em várias faces ao mesmo tempo.

Com essas três ferramentas é possível fazer praticamente tudo em modelagem poligonal, apenas adicionando eventualmente um Merge, Mirror ou Bevel em algumas situações específicas. É por essa simplicidade que a modelagem 3d poligonal é a preferida pela maioria dos artistas. Se você está pensando em começar na modelagem 3d, recomendo estudar em detalhes esse tutorial, e identificar os procedimentos usados pelo artista.

O modelo 3d gerado pelo tutorial tem baixa quantidade de polígonos, o que faz com que esse tipo de objeto seja perfeito para projetos envolvendo a criação de jogos 3d, seja com ajuda de engines externas ou com o próprio Blender. Como estou organizando material para um curso sobre modelagem com Blender para jogos, esse tipo de vídeo será de grande ajuda.

2017-04-11T10:26:25+00:00 By |Blender 3D|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Marcio Menezes 27/04/2013 em 1:48 am

    Onde encontro algo semelhante a este material em português???

    Muito bom este video, pena que o foco não esteja bom!!!

  2. souza 28/10/2016 em 10:18 pm

    desconected….

Deixar Um Comentário