A modelagem 3d no SketchUp pode ser relativamente fácil e simples, mas nem sempre agrada a todos os usuários e artistas que gostam de ter melhor controle manual sobre as suas criações. O Blender possui um modo chamado de Grease Pencil que permite desenhar na tela, e com algumas pequenas modificações é possível até mesmo modelar em 3d com base em linhas criadas a mão livre. Um plugin do SketchUp pode ajudar as pessoas que pretendem realizar o mesmo procedimento no software, adotando uma postura de criação mais voltada para o uso de linhas desenhadas como guia para a modelagem 3d.

O plugin chamado de Pen Tool+ tem exatamente a função de adicionar uma série de opções para desenho no SketchUp, usando como referência a barra de opções abaixo:

PenTool_SketchUp.png

Nessa barra estão presentes as opções de desenho, que abrangem a criação de linhas que devem compor objetos na modelagem, ou mesmo a criação de linhas guia. O conceito de linha guia é muito usado em ambientes de desenho técnico, e consiste na criação de linhas que devem servir apenas para a criação de objetos 3d, sendo completamente excluídas depois que o objeto 3d é criado. Para quem precisa de muitas referências na modelagem 3d de objetos complexos no SketchUp, esse tipo de ferramenta pode ser de grande ajuda durante a modelagem 3d.

Outro modo interessante desse plugin é o chamado Weld Draw que é capaz de criar curvas mesmo para auxílio no processo de modelagem. Essas curvas pode dar origem aos mais diversos tipos de objetos em 3d. O vídeo abaixo mostra um pouco de como essa ferramenta funciona dentro do SketchUp, e o uso do menu Pen Tool+ que aparece na interface do SketchUp depois que o plugin é instalado.

A instalação do Pen Tool+ é simples e requer apenas que você faça o download do arquivo do plugin, e depois faça uma cópia desse arquivo na pasta de plugins do SketchUp no seu computador. Para conseguir copiar o arquivo do plugin é preciso ser usuário registrado no Sketchucation.

Depois de começar a usar esse plugin, você vai querer adquirir uma tablet para desenhar a base dos seus modelos 3d como se fosse a criação de um esboço!