Tutorial Blender e YafaRay: Renderizando uma escultura 3d

As últimas semanas trouxeram inúmeros renderizadores para o Blender 2.5 nas suas versões estáveis como o LuxRender 0.8 que é hoje a melhor opção em termos de software de código aberto, para usar junto com o Blender. Entre todos esses renderizadores que funcionam com o Blender, um dos mais simples de usar e que remonta aos dias mais antigos do Blender é o YafaRay. Mesmo sem uma versão definitiva que permita a integração simples e rápida com o software, muitos usuários ainda recorrem as versões especiais do Blender já com o YafaRay integrado que estão disponíveis no graphicall.org para usar o YafaRay sem precisar compilar nada.

Caso você queira se aventurar pelo YafaRay usando o Blender 2.5, o tutorial abaixo que está dividido em duas partes, deve ajudar bastante a criar uma cena simples usando o YafaRay.

O objetivo do tutorial é mostrar o processo de modelagem para uma pequena escultura de madeira, dentro de uma cena do tipo estúdio que é renderizada apenas usando iluminação difusa. Esse tipo de cena é conhecida como “studio setup” sendo a melhor opção para fazer apresentação de produtos virtuais, por criar um ambiente com fundo infinito perfeito para mostrar objetos apenas.

No tutorial você vai encontrar os procedimentos para fazer a modelagem 3d da escultura e dos elementos presentes no cenário, usando apenas as ferramentas de modelagem poligonal do Blender. Depois que o modelo 3d está pronto e com as texturas devidamente aplicadas usando mapas UV, o autor dos vídeos passa para a configuração da cena com o YafaRay.

Um dos segredos para conseguir esse tipo de efeito no YafaRay e usar iluminação baseada em objetos do tipo Mesh como planos, simulando o que acontece em ambientes reais de estúdio.

O resultado final do tutorial é uma imagem que mostra a escultura posicionada no cenário de estúdio, usando o fundo infinito. Como você pode perceber pela imagem, a cena como um todo é perfeita para apresentar produtos devido inexistência de detalhes no plano de fundo da cena. Se você é usuário do Blender e precisa apresentar produtos ou objetos dessa maneira, esse tipo de tutorial deve ser ainda mais útil para você!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

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