A Fundação Blender anunciou hoje a disponibilidade imediata para download do Blender 2.58, que é a segunda versão estável lançada dentro da série 2.5. Esse é mais um marco para os usuários do Blender que já estão agora bem mais acostumados com a nova interface e ferramentas, mas nunca se cansam em conferir as novidades de cada versão. O Blender 2.58 pode ser copiado de maneira gratuita como é de costume, usando esse endereço que leva até a página de downloads da Fundação Blender. Mas, o que podemos conferir de novidades nesse novo Blender? Assim como o mapa de desenvolvimento do Blender aponta, as versões posteriores ao 2.57 tem como foco a correção de bugs provenientes do desenvolvimento da versão 2.5. Portanto, o log de atualizações da versão 2.58, que é imenso, está repleto de correções e algumas poucas novidades.

blender-2.58.png

Entre as novidades listadas no log para o Blender 2.58 podemos destacar:

  • Warp Modifier: Esse modificador consegue deformar um objeto usando como referência dois pontos. Os dois pontos funcionam como se fosse o início e final da deformação, sendo que podemos controlar a intensidade da deformação usando curvas.
  • Render Baking: As ferramentas para fazer Render Baking estão muito mais poderosas e flexíveis, com a possibilidade de manipular modelos 3d com vários níveis de subdivisão.
  • Empty Images Display: Os Emptys do Blender agora podem ser representados por imagens, o que abre diversas possibilidades para criação de controles e ajustes de estruturas como Rigs. Os Emptys são objetos invisíveis usados como referência para controles e pontos pivô.
  • Sculpting: Melhorias no sistema de escultura do Blender permitem que modificadores que alterem a malha 3d agora fiquem visíveis na escultura.
  • Mesh Inset (Addon): O Add-on que adiciona a opção de Inset na modelagem 3d agora acompanha a instalação oficial do Blender 2.58!

Camera Locking: Podemos alterar a posição da câmera como se estivéssemos trabalhando com uma 3D View.

Essas são algumas das novidades do Blender 2.58 que se somam as inúmeras correções de bugs reportados pelos usuários, e para conhecer o resto das novidades, recomendo uma visita ao log completo que pode ser acessado aqui. Para quem estava esperando por alguma coisa relacionada com o Cycles, ainda não foi dessa vez!