A prática em softwares de escultura digital é uma das melhores maneiras de desenvolver as suas habilidades, e conseguir bons resultados nessa área da modelagem 3d. O processo de criação de esculturas é bem diferente do que estamos acostumados na modelagem poligonal, ou mesmo no uso de curvas. Sempre que tenho a oportunidade de abordar esse tipo de técnica nas minhas aulas, aponto como uma das diferenças fundamentais do método de criação, a habilidade artística da pessoa que está criando a escultura. Isso é ao mesmo tempo um convite para pessoas que não tem experiência com softwares 3d a experimentar esse ambiente, mas pode se tornar uma barreira para quem não as habilidades necessárias.

Caso você queira começar a praticar um pouco mais a escultura digital, a minha recomendação além do Blender é instalar o Sculptris, que acabou de ganhar uma excelente atualização, já usando a bandeira da Pixologic. A história do Sculptris é bem interessante e encorajadora, sendo um projeto independente do Dr.Tomas Pettersson o software foi lançado de maneira gratuita na web, sob a justificativa de ser apenas parte dos estudos do autor. Mas, a repercussão do software foi positiva, e a qualidade das ferramentas de escultura eram inegáveis, fazendo com que a Pixologic comprasse o Sculptris e contratasse o autor para a sua equipe. A pixologic para quem não sabe é a empresa responsável pelo Zbrush.

O vídeo abaixo mostra um pouco do que o Sculptris pode fazer em relação a pintura de esculturas digitais, que pode ser usada como referência ou mesmo a textura final de modelos 3d criados no software, e exportados para outras plataformas.

Entre as novidades do Sculptris estão:

  • Suporte ao Mac OS X! Agora o Sculptris pode ser usado por mais usuários e não apenas os que tem Windows.
  • Uso da plataforma GoZ que deixa muito mais simples o envio de esculturas criadas com o Sculptris para o ZBrush.
  • Interface e navegação semelhantes a do ZBrush.

Para saber mais sobre as novidades dessa versão do Sculptris, visite esse endereço.

Agora, a parte que interessa a maioria dos usuários, o software continua gratuito para todos aqueles que se interessam por escultura digital. Portanto, corra agora mesmo e faça do download do Sculptris.