Análise do livro SketchUp Pro Avançado

O uso de softwares como o SketchUp é uma das melhores alternativas para as pessoas que estão começando a trabalhar com computação gráfica 3d, mas também consiste em uma das melhores soluções para profissionais e estudantes de arquitetura. A criação de projetos 3d para arquitetura no SketchUp é muito fácil e simples, e com a sua metodologia de modelagem intuitiva, você pode começar em pouco tempo a trabalhar com projetos de complexidade mediana. Uma das opções para aprender o SketchUp é adquirir um dos vários livros sobre o software, sendo que entre os mais antigos temos o do João Gaspar que é o autor da série “SketchUp Pro Passo a Passo“.

O livro aborda a parte básica do SketchUp Pro e vai um pouco além do que é necessário para iniciar com o software. Depois de ler o livro você estará pronto para seguir em frente com seus projetos de arquitetura. Mas, chega um determinado momento que o conhecimento básico do SketchUp não é mais suficiente para suprir as suas necessidades, e algo mais avançado se faz necessário.

E para atender a essa demanda é que o João Gaspar lançou um segundo título sobre o SketchUp chamado “SketchUp Pro Avançado”. Foi com uma satisfação que recebi uma cópia do livro para ler e fazer uma análise aqui no blog. Já conhecia o trabalho do João Gaspar nos seus livros anteriores, e esse novo título manteve o mesmo padrão de qualidade dos livros passados.

Para quem não conhece o SketchUp é importante ressaltar que existem duas versões do software. Uma delas é o “SketchUp” e a outra é o “SketchUp Pro”, sendo que a versão pro é paga e se diferencia da gratuita por ser capaz de importar arquivos DWG nativamente, possuir uma ferramenta própria para criar pranchas de impressão chamada de LayOut.

SketchUpPro-avancado.png

Essa explicação foi necessária, pois muito do livro é dedicado ao uso do LayOut do SketchUp Pro, que não está disponível na versão gratuita do software. Portanto, você deve tomar cuidado com isso caso esteja querendo aproveitar o livro por completo.

Agora que você já conhece esse detalhe do SketchUp, voltemos a falar especificamente do livro. A linguagem e didática do livro é muito parecida com a da série “Passo a Passo” sendo de fácil compreensão e sempre levando para a parte prática. As explicações sobre as ferramentas sempre envolvem de alguma maneira um exemplo prático para uso em projetos de arquitetura.

Essa é a lista de capítulos do livro:

  1. Modelagem e texturização avançadas
  2. Técnicas avançadas de organização e produtividade
  3. Como usar os plugins mais famosos para SketchUp
  4. Como usar o Style Builder
  5. Blog Dicas de SketchUp!
  6. Ferramentas básicas do SketchUp LayOut
  7. Criar viewports e apresentar com o SketchUp LayOut
  8. Interface, menus, paletas e janelas do LayOut!

Um dos pontos positivos do livro é o uso de plugins do SketchUp para realizar diversas tarefas, sendo que alguns desses plugins são gratuitos para download. O uso de plugins é muito disseminado hoje entre usuários de SketchUp, e os usuários avançados acabam precisando recorrer a esse tipo de recurso para conseguir criar modelos 3d complexos de maneira rápida. E como é difícil encontrar material educacional sobre esses plugins, o livro funciona como uma excelente referência para os plugins.

Um dos destaques nos plugins é o chamado 1001bit que é um grande conjunto de ferramentas para o SketchUp, especificamente voltadas para arquitetura. No livro encontramos orientações e a descrição de como funcionam várias das ferramentas desse plugin. A única parte complicada em relação aos plugins são as urls de acesso ao material. Por exemplo, o livro recomenda os downloads de alguns plugins usando as urls do SketchUcation que são assim: http://forums.sketchucation.com/viewtopic.php?f=323&t=17587

A urls está correta, só é um pouco trabalhoso de digitar esse caminho todo no navegador. Talvez o uso de um encurtador de urls fosse uma opção mais simples, mas as urls funcionam tranquilamente para quem não errar a digitação.

O veredicto final é que o livro é um excelente material para quem está precisando expandir os seus conhecimentos no SketchUp Pro, e desenvolver tarefas mais avançadas, principalmente usando plugins e técnicas de apresentação de projetos mais aprimoradas com o LayOut. Aqui você pode fazer o download de algumas páginas do livro para avaliação em PDF de maneira gratuita.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Análise do livro SketchUp Pro Avançado”

  1. quero o plugin do google sketchuo pro porfavor me ajude quem me ajudar é nota 10 e 100% inteligente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *