O uso de renderização com base em GPU é muito comentada aqui no blog por meio de diversos softwares como o V-Ray RT, SmallLuxGPU, Octane Render e vários outros que estão surgindo. Esse tipo de tecnologia promete revolucionar a maneira com que trabalhamos e geramos imagens em 3d. Isso se aplica em vários tipos de projetos, e para as pessoas que acreditam que a tecnologia desse tipo de renderizador ajuda apenas em projetos envolvendo imagens estáticas, o vídeo abaixo mostra um excelente exemplo de um projeto que foi renderizado usando o Octane Render e animado no Blender. A animação final ficou com uma qualidade muito boa de imagem e apenas alguns resquícios da granulação típica dos renderizadores do tipo Unbiased.

Esse projeto demonstra como o uso desse tipo de tecnologia pode ajudar a criar até mesmo animações.

Mas, não foi sobre esse ecossistema de softwares que tomei a iniciativa para escrever esse artigo. O objetivo é divulgar que uma ferramenta relativamente totalmente baseada em render por GPU e que custava aproximadamente 4000 dólares, acaba de ser disponibilizada de maneira gratuita. Essa ferramenta é o MachStudio Pro, que até alguns dias atrás era uma solução extremamente sofisticada de render por GPU, e devido a uma alteração na política de comercialização do software pela empresa que o desenvolve, que deve focar apenas em treinamento e suporte para gerar receita.

Isso significa que você, usuário do Windows, pode visitar o web site do MachStudio Pro e fazer o download de imediato. Infelizmente o software só está disponível para Windows.

O software é bom? Ainda não tive como instalar o MachStudio Pro no meu computador Windows, mas o vídeo abaixo deve dar uma boa idéia de como o MachStudio Pro é rápido.

Na demonstração podemos perceber como o software consegue gerar de maneira extremamente rápida o render de um carro modelado no Maya. A velocidade desse tipo de software é regulada da mesma maneira que outros softwares que usam a GPU, e depende exclusivamente da capacidade da sua placa de vídeo. Quanto melhor ela for, menos tempo será necessário para o software gerar as imagens na renderização.

A quantidade de opções para escolher e trabalhar com render por GPU só aumenta. Aproveite a oportunidade e corra para fazer o download.