Na computação gráfica 3d existe um termo muito comum que você deve encontrar com relativa frequencia nas interfaces de softwares, ou mesmo em tutoriais de modelagem e texturização. Estou falando das chamadas normais das faces e vértices dos polígonos 3d. As normais são uma maneira que temos de controlar a orientação de vértices e faces de polígonos, pois para economizar recursos do computador e também determinar a parte visível dos objetos, os softwares determinam pelas normais o que devemos visualizar dos objetos.

Para entender a função das normais basta imaginar um cubo, que é formado por seis faces ao todo. Apesar de ter todas essas faces, apenas um lado dessas faces é visível para os usuários na grande maioria do tempo, e se não posicionarmos a câmera dentro do cubo, dificilmente visualizamos a parte interna das suas faces. Por isso, quando excluímos uma face desse cubo, e queremos visualizar a parte interna dos polígonos é preciso inverter as normais.

Bem, mas além de controlar a visualização das faces e vértices, as normais podem ser de grande ajuda para criar efeitos de iluminação e suavização de faces. Por exemplo, podemos incrementar a iluminação de objetos com gradientes usando os controles de normais. Para ajudar as pessoas que tem interesse de usar essa técnica, encontrei esse tutorial escrito pelo artista polonês chamado de Gutekfiutek. O tutorial está escrito na sua língua nativa, mas com uma ajuda da tradução automática do Google, podemos conferir um pouco das suas dicas.

O processo é muito interessante e pode realmente funcionar como controle extra para a iluminação de objetos em 3d. Todo o tutorial foi escrito com usuários do 3ds Max em mente, e como forma de deixar o conteúdo do tutorial ainda mais claro, encontrei uma descrição exata desse mesmo tutorial em vídeo

Nesse vídeo o autor segue a risca as explicações do artista polonês, e mostra como proceder para aplicar o controle de normais em vértices, e conseguir suavizar a iluminação de faces de polígonos.

Os artistas que trabalham muito com o uso de texturas para simular vegetação devem gostar ainda mais do tutorial, pois o mesmo aborda os controles de luzes nesse tipo de face com vegetação baseada em imagens. A cena fica mais leve e a iluminação não precisa ser sofisticada para gerar iluminação suave.