A quantidade de opções em termos de renderizadores no mercado hoje em dia é bem razoável, e um artista 3d que comece a montar o seu ecossistema de produção 3d ficará com muitas dúvidas sobre qual software escolher para gerar imagens. O pessoal do Evermotion não quer ajudar muito a resolver esse problema e está anunciando um novo renderizador do tipo Unbiased! Essa é uma das poucas vezes que vejo um portal de notícias organizar e lançar um renderizador. O render chamado NOX é baseado em algoritmos do tipo unbiased, para ser mais exato no metropolis light transport, o que faz do NOX Um render muito semelhante ao LuxRender, Maxwell Render, Indigo e Octane em termos de qualidade.

Como esse tipo de renderizador é baseado em física real, a qualidade e realismo das imagens costuma ser excelente. O seu método de render é o do refinamento progressivo, em que as imagens são geradas inicialmente com grande quantidade de granulação, e aos poucos o software limpa o render deixando cada vez mais limpa a imagem.

nox-renderer.jpg

O NOX está na fase de beta gratuito, e portanto qualquer pessoa pode fazer o download do software e começar a usar o renderizador. Na verdade, apenas os usuários do 3ds Max e do Blender devem ter facilidade de usar o NOX, pois apenas scripts para exportar cenas para esses dois softwares estão sendo distribuídos no pacote de instalação. Sim, junto com o 3ds Max que é inclusive um dos pontos fortes dos tutoriais e guias do evermotion, o Blender foi o outro software 3d escolhido para receber um script.

Por enquanto, a quantidade de informações sobre o NOX ainda é bem pequena, pois o software foi anunciado faz pouco tempo. A melhor fonte de informações são os guias em PDF que a própria Evermotion disponibiliza no web site oficial do renderizador. Para ter acesso ao material, você precisa se registrar no portal, caso contrário nenhum dos botões de download funciona.

Os scripts para o Blender e 3ds Max podem ser encontrados dentro do arquivo ZIP que contém o NOX. Ainda é incerto se o renderizador permanecerá gratuito depois que sair da fase beta, mas é legal ver empresas apostando no Blender como opção para produzir imagens 3d junto com o 3ds Max.

Agradeço ao leitor Luciano pela dica!