O aprendizado de softwares especializados em escultura digital não é fácil, pois além da parte técnica que envolve o conhecimento sobre o software que está sendo usdado para criar a escultura, é preciso um pouco de habilidade artística para conseguir bons resultados na modelagem. Mas, apesar desse tipo de dificuldade ainda é grande a procura por material de treinamento relacionado a escultura digital por artistas 3d, pois alguns tipos de modelos 3d são praticamente impossíveis de criar em curtos períodos de tempo, sem a ajuda de um software de escultura. O mercado hoje é polarizado entre o ZBrush e o Mudbox. A solução da Pixologic ainda é a preferida de muitos artistas 3d, mas a ferramenta da Autodesk ganha cada vez mais recursos e as facilidades na integração com os softwares da empresa como 3ds Max, Maya e Softimage são grandes atrativos.

Se você é usuário do ZBrush, ou está interessado em desenvolver habilidades com o Mudbox, a Autodesk tem um excelente conjunto de tutoriais desenvolvidos em conjunto com o pessoal da Digital Tutors para o Mudbox. E a melhor parte desses tutoriais é que tudo é gratuito!

A soma total dos tempos dos tutoriais chegam a quase 3 horas de vídeo, mostrando os aspectos básicos sobre o funcionamento do Mudbox.

O material está organizado como uma playlist do Youtube, e você pode ter mais controle sobre o que deve ser assistido, mesmo que os vídeos não tenham títulos que correspondam ao conteúdo. Mas, o que é apresentado nesse conjunto de vídeos?

Entre os assuntos abordados está o uso das opções de escultura e pintura tradicionais do Mudbox e também novos recursos como PTEX, novas opções de pintura em camada e muito mais. Ainda prefiro trabalhar com o ZBrush por estar mais acostumado, e me sentir a vontade com as opções do software, incluindo a excelente integração com outros softwares proporcionada pelo GoZ. Mas, sempre fico tentado a me aventurar pelo Mudbox depois de conhecer algumas das suas opções mais avançadas.

Para quem procurava e especializar em pintura digital usando o Mudbox, esse conjunto de vídeos é um excelente ponto de partida, pois apresenta o que é necessário para começar. Aproveite para fazer o download gratuito do Mudbox no canal de apoio aos estudantes da Autodesk.