Um dos add-ons mais interessantes para o Blender que foi lançado nos últimos meses é o chamado Motion Trail. O recurso está ainda em fase experimental em outros softwares 3d, mas no Blender já é possível aproveitar o recurso para trabalhar em animações 3d mais sérias. O autor do Add-on acabou de divulgar uma atualização importante para o script que agora permite trabalhar com as Armatures do Blender (bones), aproveitando toda a flexibilidade de ajustar o tempo e detalhes das animações diretamente na 3D View.

Mas, o que faz mesmo esse Add-on? Com o Motion Trail você pode criar uma linha na 3D View que é usada para guiar uma animação, mas diferente do que já fazemos com linhas funcionando como caminhos para movimento, o Motion Trail é capaz de exibir a representação dos keyframes na sua superfície, permitindo que o artista faça ajustes diretamente sobre a linha. Além disso, as linhas funcionam como caminhos e guiam a trajetória dos objetos.

O vídeo abaixo é uma demonstração do que podemos fazer com o Add-on:

A grande vantagem em usar esse tipo de script para animação com o Blender é exatamente a praticidade de poder adicionar animações diretamente na 3D View. Se você já teve problemas para gerenciar animações no editor de curvas, deve gostar bastante desse Add-on, pois com ele é possível ter feedback visual direto na interface do Blender.

O único problema em direcionar o seu processo de produção de animações em um Add-on é que nada garante que futuras atualizações do Blender não acabem quebrando o suporte ao script, pois ele depende da API do Blender que nessa versão 2.5 sofreu inúmeras modificações ao longo do seu desenvolvimento. Por isso, mesmo aproveitando as facilidades oferecidas pelo plugin, você ainda deve investir seu tempo estudando e aprendendo as técnicas tradicionais de animação, para evitar surpresas no futuro é interessante investir em ambas as técnicas de animação.

Já mencionei que o Motion Trail é um Add-on completamente gratuito para o Blender 2.58? Faça agora mesmo o download e comece a criar animações de maneira mais rápida.