Um dos temas mais recorrentes aqui no Blog é o Blender como ferramenta de modelagem e animação 3d, pois essa é a minha ferramenta de trabalho preferida para produzir material em 3d para os mais variados meios. As possibilidades de aplicação do material criado com o Blender são as mais diversas, sendo que a área de jogos digitais em 3d é um desses campos que podem receber grande contribuição do Blender, mas que ainda tem pouco material de apoio. E foi pensando exatamente nessa área de jogos que tive a idéia de escrever um livro sobre o assunto. É com grande satisfação que anuncio que o livro chegou da gráfica! O livro se chama Blender 3D – Jogos e Animações Interativas e pode ser adquirido de imediato diretamente pelo web site da editora. Ainda é possível fazer o download do sumário e de um capítulo do livro de maneira gratuita no site da editora.

Blender3d-Jogos-Animacao-Interativa.jpg

O projeto demorou mais de 1 ano para se concretizar, e teve inicio no final de 2009 e foi inicialmente escrito para o Blender 2.49. Mas, com o lançamento das versões 2.5 do software, acabei revisando o livro por completo e adaptando todo o conteúdo e imagens para as últimas versões do Blender. Essa primeira edição está utilizando o Blender 2.57 como base para o texto e imagens.

Como esse livro se relaciona com o Guia do Usuário? Eu sempre imagine esse livro como sendo uma continuação para o Guia do Usuário, pois aborda exatamente os conteúdos que não estão presentes no guia, como o uso da janela de lógica e as parte de interação baseada em física.

O foco do livro é no uso das ferramentas que a Game Engine do Blender oferece para artistas interessados em criar aplicativos interativos em 3d, e nesse conjunto se encontram os jogos. Boa parte do livro fala sobre o uso dos chamados blocos de lógica do Blender, que permitem criar jogos de maneira visual, apenas ligando os diversos blocos para identificar colisões, interação com o teclado e muito mais!

Outra parte que não é abordada no guia, mas está bem presente nesse novo livro é a de simulações baseadas em física, que são os Rigid Bodies e Soft Bodies. Por exemplo, podemos trabalhar com a simulação de física aplicando massa e colisões em objetos.

No livro você encontrar diversos exemplos da aplicação disso na forma de exercícios como:

  • Criação de um Ragdoll
  • Criação de uma máquina de Rube Goldberg
  • Criação de um jogo estilo labirinto
  • Criação de um jogo de tiro em primeira pessoa

O mais legal é que você não precisa ter lido o Blender 3D – Guia do Usuário para aproveitar o livro, pois um dos primeiros capítulos faz uma introdução geral ao Blender passando todos os conhecimentos necessários para aproveitar o livro.

Esse é o meu quarto livro sobre Blender, e ainda acho que são poucos títulos! Nos próximos meses você ainda vai encontrar outros avisos de lançamentos nesse sentido aqui no blog.

Caso você resolva adquirir o livro, espero que goste!