Making of dos efeitos de Transformers 3

O uso de recursos para adicionar elementos virtuais em cenários reais é prática comum no cinema, e abre uma gama enorme de possibilidades para produções que necessitam representar grandes intervenções em áreas urbanas. Nessas últimas férias de meio de ano tivemos a estréia do terceiro filme da franquia Transformers que trouxe novamente um conjunto espetacular de efeitos visuais gerados por computação gráfica. O terceiro filme mostra diversas seqüências com os robôs gigantes que já são um deleite para os amantes da computação gráfica, mas a parte final mostra a destruição de uma grande área urbana, que sem o uso de recursos de computação gráfica seriam impossíveis de representar.

Caso você tenha interesse em conhecer um pouco da técnica usada pela produção do filme, o vídeo abaixo mostra muito bem como parte dessa simulação foi realizada.

O processo é bem engenhoso e conta com a reprodução de maneira fiel das edificações existentes em cada um dos cenários, que era posteriormente removidas do vídeo e substituídas por edifícios virtuais. Como hoje já é relativamente simples conseguir um bom nível de realismo nesse tipo de reprodução em 3d, o efeito fica bem verossímil!

Isso mostra como é importante conseguir reproduzir os movimentos de uma câmera real em ambientes virtuais, que é o chamado Camera Tracking. Com essa tecnologia é possível reproduzir e mapear as superfícies reais dos objetos, e passar as mesmas para um ambiente 3d. Nas imagens exibidas no vídeo podemos perceber que foi usada uma tecnologia semelhante a essa para reproduzir as edificações.

Esse é o tipo de material que mais interessa aos artistas 3d em produções como Transformers, e particularmente é o que me faz comprar os DVDs ou o Blu-ray de um filme como esses, pois é com os extras que acabo me divertindo, mais ainda do que com o filme.

Caso você também goste de assistir a esse tipo de material, aproveite e confira mais esse making of, enquanto o estúdio não pede para que o vídeo seja removido do Youtube. Os extras dos dois primeiros Transformers são muito bons, e espero que o terceiro não seja diferente, e quando começar as vendas eu definitivamente devo adquirir mais esse conjunto de extras!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Making of dos efeitos de Transformers 3”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *