A iluminação de cenas realistas sempre é um grande desafio para a maioria dos artistas 3d, principalmente quando é necessário mesclar o uso de elementos virtuais com cenas capturadas no mundo real. Entre os problemas enfrentados nesse tipo de composição está o acerto na iluminação usada para a cena. Caso existam diferenças no nível de iluminação aplicada ao modelo 3d no render, ficará evidente para o observador que existe algo artificial na cena.

As técnicas usadas para mascarar esse tipo de diferença são as mais diversas, mas podemos apontar como sendo a mais eficiente, o uso de imagens no formato HDR. Esse tipo de imagem consegue armazenar de maneira muito boa a iluminação e detalhes de um ambiente real, e podemos aproveitar essas informações para iluminar ambientes virtuais. Como parte do planejamento desse tipo de integração, uma equipe da produção fica responsável por capturar informações em HDR da cena, exatamente no momento em que as imagens são gravadas.

Um novo formato chamado HDRv pode melhorar o suporte ao formato para aplicação em efeitos destinados ao vídeo digital. Na verdade a captura fica armazenada em um formato de vídeo, para aplicação em produções que mesclam elementos virtuais com reais.

O projeto deve dessa nova tecnologia deve ser apresentado na Siggraph que acontece esse mês em Vancouver no Canadá. O vídeo abaixo mostra um pouco de como funciona essa nova tecnologia.

O vídeo não é dos melhores do ponto de vista artístico, mas é interessante por aplicar uma iluminação baseada na cena real em que a gravação foi capturada, e também por gerar reflexos no material do helicóptero usando como referência os elementos distribuídos na cena. É importante lembrar que isso ainda foi produzido com base em material de pesquisa, o que deve melhorar caso a tecnologia receba aplicações comerciais.

Esse é apenas um dos temas que devem ser tratados na Siggraph de 2011. O mês de Agosto deve ser recheado de novidades para quem gosta de computação gráfica, com inúmeros desenvolvedores de software e pesquisadores publicando atualizações para suas pesquisas e produtos. Alguns dos softwares que receberam atualizações foram o Krakatoa e o Cinema 4D. Mas, isso é assunto para outro artigo.