A Adobe já teve algum tempo atrás uma ferramenta que era praticamente sinônimo de multimídia e animação para a Web, que é o Flash. Hoje ele ainda é reconhecido como uma das melhores opções para produzir material com animação baseada em vetores, pois o seu plugin está instalado em um grande número de computadores e também é fácil encontrar profissionais e artistas, para trabalhar em projetos com o Flash. Mas, desde que o mundo está adotando tecnologias móveis, principalmente as baseadas no sistema iOS, que representam um grande problema para os artistas e produtoras focadas em Flash. O iOS não suporta o Flash Player, impedindo que donos de iPhones, iPods e iPads consigam visualizar esse tipo de conteúdo no Safari Mobile.

A solução seria adotar tecnologias mais abertas e que são largamente suportadas pelos navegadores atuais. Esse é o caso do HTML5 que com a sua tag <canvas> permite trabalhar com a criação de elementos vetoriais e também animação direto no navegador. Mas, a solução envolvia o aprendizado da linguagem HTML5 e também JavaScript para criar animações, o que deixada muitos artistas desanimados para aprender essas novas tecnologias.

É para atender o público que gostaria de algo como um Flash que cria material multimídia em HTML5 que a Adobe anunciou o preview aberto do software chamado Edge.

Sim, o Adobe Edge está sendo chamado de Flash otimizado para o HTML5. Como ele está em fase de testes, você pode fazer o download gratuito do Adobe Edge nesse endereço, o mesmo funcionara por alguns meses até o fim do período de testes.

O vídeo abaixo mostra uma introdução ao Adobe Edge, mostrando como é possível criar animações com foco no HTML5 de maneira parecida com o que fazemos no Flash. O processo é mais parecido com a animação realizada no After Effects ou Adobe Premire, mas os conceitos de interpolação e keyframes são os mesmos do Flash.

A sua interface lembra muito um Flash resumido, e com os recursos necessários para criar animações simples com texto, imagens e figuras geométricas. Lembre que ainda é um preview e muita coisa deve mudar até que o Edge ganhe uma versão estável. Por exemplo, coisas das quais senti falta versão são a possibilidade de adicionar loop na animação, e também de trabalhar com coisas simples do tipo links no texto.