Clicky

Download gratuito de mapas HDRI para render externo

As técnicas usadas para adicionar iluminação em cenários são as mais variadas, e envolvem tanto truques de cenário como a aplicação de iluminação utilizando imagens. Entre os truques que podemos utilizar para adicionar iluminação em cenários está a criação de estruturas que distribuem os pontos de luz sobre os objetos do cenário, criando domos de luzes do tipo Spot, ou então a distribuição de luzes do tipo ponto em anéis.

Entre todos esses métodos o que oferece o maior nível de realismo para representação de cenários é a aplicação de mapas HDRI. Esses mapas são imagens esféricas que podem ser aplicadas como texturas no ambiente do modelo 3d. A vantagem desse tipo de mapa é que a imagem consegue armazenar a energia luminosa do lugar no momento em que a foto foi capturada.

Ao aplicar essa imagem em um cenário virtual, podemos reproduzir de maneira realista o ambiente capturado. Em muitas produções de filmes e comerciais, as equipes de efeitos capturam fotografias nesse formato dos cenários, para conseguir mesclar melhor a iluminação natural com objetos gerados em computador.

Caso você queira fazer o download de alguns mapas em HDRI de maneira totalmente gratuita, o web site VizPeople está disponibilizando para download gratuito dez mapas em alta resolução (6000×2900) de mapas HDRI para cenários externos.

download-hdri-gratuito.jpg

O material pode ser copiado e usado em projetos que não tenham fins comerciais, o que deixa livre o uso para estudantes e pessoas interessadas apenas em praticar com esses mapas.

Aproveite a visita ao VizPeople e faça o download de imagens do tipo Cutout de pessoas para aplicação em projetos de renderiação.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Danilo Castro 10/08/2011 em 1:05 am

    Te algumas na maga é sempre bom.

  2. Eliseu Carvalho 10/08/2011 em 7:59 am

    Muito bom esse material.

    Obrigado por compartilhar a novidade Allan!

Deixar Um Comentário