Curso de modelagem poligonal com Blender 2.5

Os leitores aqui do Blog devem estar acompanhando a minha iniciativa de montar uma série de cursos online, sobre assuntos relacionados com computação gráfica 3d. E claro que o primeiro software que escolhi para produzir aulas foi o Blender. A estréia foi com um curso básico e gratuito sobre o Blender 2.5 que é voltado as pessoas que não tem experiência alguma com o Blender. E depois parti para a criação de cursos mais elaborados e com maior quantidade de material em vídeo. O primeiro dessa safra maior é o de Modelagem Poligonal com Blender 2.5, que como o próprio título diz é voltado a ensinar modelagem baseada em polígonos com o Blender.

Esse curso estava em produção já faz aproximadamente três semanas, com as aulas sendo publicadas gradativamente. Bem, é com grande satisfação que posso dizer que o curso está todo completo agora, com todas as aulas publicadas.

No total o curso é dividido em sete aulas que abordam o funcionamento da parte de edição de polígonos com o Blender. Quer ter uma idéia de como funciona uma dessas aulas? O vídeo abaixo faz parte da aula 01 do curso, e aborda a ligação entre elementos de modelos baseados em polígonos!

O curso é só teórico e usa exemplos abstratos? Para esse curso eu utilizo um procedimento que aplico nas minhas aulas presenciais. Sempre explico os conceitos teóricos sobre o assunto usando exemplos simples, e depois tento aplicar os conceitos em um exercício mais complexo. Ao longo do curso são realizados exemplos de modelagem poligonal na criação de objetos como cadeiras, paredes e no final do curso existe um grande projeto de modelagem. A aula 07 aplica todos os conceitos do curso para criar uma AK-47. Sim, uma aula inteira só para esse projeto que é composto por sete vídeos que somados passam de uma hora e meia. Isso é só a aula 07! O resultado final desse projeto de modelagem pode ser conferido no vídeo abaixo:

Essa é a lista completa das aulas e os respectivos tempos de cada vídeo:

  • Aula 01 – Modelagem poligonal
    • Modelagem poligonal (07:25)
    • Usando o Loop Cut (12:48)
    • Conectando vértices, arestas e faces (07:25)
  • Aula 02 – Ferramentas de modelagem e extrude
    • Extrude para modelagem poligonal (14:21)
    • Centros dos objetos (08:39)
    • Normais de faces em polígonos (05:53)
    • Sombreamento de polígonos (03:46)
    • Exercício de modelagem – Cadeira (15:36)
  • Aula 03 – Manipulando polígonos
    • Barra de ferramentas e Menu Specials (03:40)
    • Subdivisão de polígonos (08:48)
    • Uniões com o Merge (08:23)
    • Usando o Mirror (08:23)
    • Removendo elementos duplicados (07:14)
    • To Sphere (02:17)
    • Deformações com Lattices (03:34)
  • Aula 04 – Modelagem com precisão
    • Modelagem com precisão usando o Vertex Snap (07:48)
    • Usando o snap para posicionamento (04:43)
    • Modelagem 3d com valores numéricos (10:14)
    • Exercício – Modelando paredes (15:00)
  • Aula 05 – Modificadores para modelagem
    • Suavizando polígonos (08:39)
    • Modelagem 3d simétrica (04:33)
    • Operações booleanas (08:25)
    • Criando volumes com o Solidify (03:31)
    • Deformações simples de polígonos (05:10)
    • Copias múltiplas de polígonos (10:33)
  • Aula 06 – Modelagem usando perfis curvos
    • Usando o Spin (07:11)
    • Arredondando cantos de polígonos (02:40)
    • Usando o Screw (06:10)
  • Aula 07 – Exercício de modelagem – Modelando uma AK-47
    • Modelando uma AK-47 – Parte I – Cano (28:22)
    • Modelando uma AK-47 – Parte II – Empunhadura (11:12)
    • Modelando uma AK-47 – Parte III – Detalhes Mecânicos (13:22)
    • Modelando uma AK-47 – Parte IV – Corpo (15:49)
    • Modelando uma AK-47 – Parte V – Corpo e Gatilho (16:24)
    • Modelando uma AK-47 – Parte VI – Coronha (13:49)
    • Modelando uma AK-47 – Parte VII – Carregador (08:19)

A inscrição nesse curso é feita mediante pagamento de uma taxa única de R$ 39,90 que dá direito a acessar os vídeos por 30 dias. Para fazer a inscrição, visite a página do curso ou então na própria página inicial do EAD – Allan Brito. Nesse primeiro momento eu devo prolongar o acesso aos cursos por algo como 60 dias. Quando isso mudar, eu avisarei a todos os participantes com 30 dias de antecedência, para que ninguém seja pego de surpresa.

Dentro do curso você pode fazer o download dos modelos 3d usados como exemplo dentro do curso e as imagens de referência utilizadas na modelagem.

E para os que estiverem inscritos no curso de modelagem poligonal com Blender, o segundo curso sobre Blender 2.5 que é sobre Animação 3D será oferecido com desconto! Sim, mas apenas para quem já estiver cursando o de modelagem poligonal.

Aos que já fizeram a sua inscrição prévia, deixo aqui os meus agradecimentos pelo apoio, e espero que as pessoas que venham a participar do curso a partir de agora gostem do material.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

11 comentários sobre “Curso de modelagem poligonal com Blender 2.5”

  1. Oi Thiago,

    Por enquanto não é possível fazer o download dos vídeos. Mas, pretendo oferecer outras opções de acesso no futuro. Acho que enviar uma mídia física (DVD) ajudaria a quem quiser fazer o download do material. Mas, por enquanto só é possível assistir ao material no site.

    Abraços

  2. Allan, parabéns pelo curso, do qual sou assinante. Tão logo seja disponibilizado o de Animação com Blender envie-me um e-mail, pois tenho interesse em fazê-lo também.

  3. Pelo amor de deus allan a cryengine 3 foi disponibilizada (gratuitamente) hoje pra download. Voce poderia fazer uns videos sobre ela e dando sua importante opinião sobre a mesma.
    Tu conhece como ninguem as interfaces e os metodos de criação 3d de varios programas, experimenta la a cryengine e nos avisa
    🙂 abraço e ate+

  4. Aew Allan, seu site é d+, já aprendi muito com ele :D, passei tbm por aqui pra falar, não sei se é só comigo, não sei se é um bug na página inicial, mas só aparece essa postagem como se fosse a última, ou isso foi vc que colocou mesmo? :S

    Grato pelo atenção 😉

  5. Sou meio leigo na parte de animação 3d e em modelagem o máximo que eu consegui fazer foi dados, dedos e uma bola de futebol… mas tenho vontade e tempo disponível para aprender… poderias mas para não começar meio contra a mão… teria como me indicar por onde começar? qual dos cursos eu deveria fazer primeiro 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *